Sonho da CASA PRÓPRIA? 419 Unidades do Minha Casa, Minha Vida disponíveis; saiba como se inscrever

Sonho da CASA PRÓPRIA? 419 Unidades do Minha Casa, Minha Vida disponíveis; saiba como se inscrever

sonho da casa própria pode estar mais perto de se tornar realidade com a reabertura das inscrições para o sorteio de unidades habitacionais. A população vai concorrer a 419 unidades do Minha Casa, Minha Vida. Veja os requisitos e como se inscrever e sair do aluguel.

Sonho da CASA PRÓPRIA? 419 Unidades do Minha Casa, Minha Vida disponíveis;
saiba como se inscrever
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR

Essa pode ser a sua grande chance de ter a sua casa própria e o melhor sem pagar nada por isso. 419 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida serão sorteados entre a população segundo os critérios do programa, que você conhece agora, no FDR. As inscrições foram reabertas na última segunda-feira, 17, após suspensão da prefeitura.

A justificativa para essa ação foi que só no primeiro dia de cadastro já foram atingidas 50% das vagas esperadas. Assim, a prefeitura encerrou temporariamente as inscrições a acaba de retomá-las.

Os residenciais Martins Jorge e São Miguel estão localizados próximos à região central de Araguaína, no Tocantins.

Critérios para se inscrever no Minha Casa, Minha Vida

Para participar da seleção a Prefeitura de Araguaína informa que o cidadão precisa atender a todos os requisitos abaixo:

  • Morar na cidade Araguaína por pelo menos cinco anos;
  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Ser maior de 60 anos, caso deseje concorrer no grupo de idosos;
  • Ter renda bruta familiar máxima de R$ 2.850;
  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Não ter unidade habitacional popular de qualquer programa público;
  • Não ter financiamento habitacional ativo ou inativo;
  • Estar inscrito no Cadastro Habitacional do Município;
  • Não estar inscrito no Cadin – Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal.

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Como se inscrever no Minha Casa, Minha Vida?

Os cadastros serão feitos no Ginásio do Bairro São João, entre os dias 18 de março e 18 de abril. Mas, para ser atendido é necessário fazer o agendamento pelo link disponível no site da Prefeitura de Araguaína. No momento do atendimento o cidadão deve apresentar:

  • Identidade e CPF.
  • Título de Eleitor registrado na cidade de Araguaína.
  • Folha Resumo do CadÚnico do Responsável Familiar (disponível no site ou aplicativo do CadÚnico).
  • Extrato do Bolsa Família ou outro documento que comprove o recebimento.
  • Certidão de nascimento, para solteiros, ou de casamento, para casados; ou ainda Declaração Particular de União Estável, quando for o caso, desde que reconhecida no cartório.
  • Certidão de nascimento dos filhos que vivem sob o mesmo teto.
  • Declaração de Antecedentes Criminais.
  • Carteira de Trabalho (física ou digital), constando o último registro de emprego formal.
  • Holerite ou Declaração de Renda.
  • Comprovante de benefícios, válido para quem recebe aposentadoria ou pensão.
  • Comprovante de endereço atual, fatura de água ou luz, com CEP.
  • Documentos que comprovem que o cidadão mora em Araguaína há mais de 5 anos como: demonstrativos do INSS, CTPS, Cartão SUS, matrícula escolar, contas de água, energia, etc.
  • Para pessoa com deficiência: Laudo médico atualizado com número de Classificação Internacional de Doença (CID).

Etapas da seleção do Minha Casa, Minha Vida

A seleção possui algumas etapas que os cidadãos precisam conhecer antes da inscrição:

  1. Cadastro habitacional – atendimento das famílias;
  2. Elegibilidade – quando o Município vai verificar se as famílias atendem aos critérios do programa;
  3. Hierarquização / Seleção – o sorteio será feito separando os grupos:
    • 50% das casas (208 unidades) para beneficiários em situação de risco e vulnerabilidade e que são atendidos pelo Bolsa Família, BPC ou com a presença de pessoa com microcefalia na família;
    • 6% das casas (26 unidades) são destinadas para idosos e deficientes, sendo 3% para cada grupo;
  4. Enquadramento nas regras do programa – Quando a Caixa Econômica vai receber as listas de titulares e suplentes e fará uma nova verificação;
  5. Verificação documental – após 60 dias o município terá uma lista final e os titulares serão convocados para apresentação da documentos, neste momento é possível que sejam feitas visitas domiciliares para comprovação das informações.

A especialista Yasmin Souza, colaboradora do FDR, comenta sobre o novo modelo do Minha Casa, Minha Vida, conheça as unidades com 32m².

Jamille NovaesJamille Novaes

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.

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