Microsoft prepara melhorias no DirectX para uso de gráficos baseados em IA nos games

A Microsoft começou os preparativos para o uso de Inteligência Artificial na renderização de gráficos com o anúncio mais recente do DirectX — a API gráfica do Windows receberá em breve suporte aos chamados “Cooperative Vectors”, que facilitam a implementação de cálculos complexos relacionados à IA em diferentes etapas de processamento. Com grande potencial, a mudança já foi demonstrada pela NVIDIA no lançamento das GeForce RTX 5000.

Um dos pontos destacados durante o anúncio das RTX 5000 foi a chamada “renderização neural”, que promete mudar a maneira como os gráficos de jogos e outros programas são renderizados ao implementar algoritmos de Machine Learning (ML, ou aprendizado de máquina) em diferentes etapas do processo.

Essa iniciativa está prestes a ganhar mais um auxílio com aprimoramentos no DirectX, que receberá em breve suporte aos “Cooperative Vectors”, recurso que vai facilitar a multiplicação de vetores e matrizes, um tipo de cálculo essencial para ML. Atualmente, já é possível implementar esses cálculos nos apps, mas as etapas são complexas e acabam ficando vinculadas a uma arquitetura de GPU, em vez de serem neutras.

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