Parlamento concede Título de Cidadão Catarinense ao ministro Carlos Lupi

Foto: Solon Soares/Agência AL

Em sessão solene na noite desta segunda-feira (31), no Plenário Deputado Osni Régis, o Parlamento  concedeu o Título de Cidadão Catarinense ao ministro da Previdência Social e presidente licenciado do PDT, Carlos Lupi. A solenidade,  iniciativa  do deputado e líder da bancada do partido, Rodrigo Minotto, foi bastante prestigiada contando com a presença do presidente do Parlamento, Júlio Garcia (PSD), lideranças políticas estaduais, como o presidente do partido, Manoel Dias,  a ex-deputada Ada de Luca (MDB), a professora e escritora, Dalva Maria de Luca Dias, entre prefeitos, vereadores e outras autoridades.

Para o deputado Rodrigo Minotto, a concessão desse título representa um reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Lupi a Santa Catarina e ao país. “Especialmente na defesa dos direitos dos trabalhadores e na fomentação de políticas públicas inclusivas. Lupi é um ser humano incrível, uma pessoa que tem compromisso com a causa pública. Quando foi Ministro do Trabalho, o Brasil despontou com o maior índice de emprego formal em todo Brasil e também em Santa Catarina”,  pontuou.

Emocionado, Lupi confessou que há mais de 40 anos mantém um relacionamento intenso com Santa Catarina. “Uma ligação direta, sempre ao lado do meu amigo Manoel Dias, que tenho como referência. Para mim,  esse título só reforça o meu comprometimento com  Santa Catarina, uma terra que aprendi a amar e respeitar“, disse.  Paulista e com 68 anos, Carlos Roberto Lupi é professor e  atual ministro da Previdência Social do terceiro governo Lula.  Também foi presidente nacional do Partido Democrático Trabalhista e vice-presidente da Internacional Socialista.

Para o presidente do PDT em Santa Catarina, Manoel Dias,  a data de hoje é histórica para o partido no estado.  “Além do reconhecimento  ao nosso amigo Lupi, lançamos uma obra que revela a trajetória de nosso partido no estado.  A professora Dalva foi minuciosa ao registrar os  45 anos do PDT”,  observou.  Para ele, a concessão do título de catarinense ao ministro Lupi representa uma resposta por tudo o que ele fez pelo estado.  “Um justo reconhecimento”, finalizou.  

A história do PDT em Santa Catarina rendeu o livro “Memórias”, de autoria da professora Dalva Maria de Luca Dias, que foi lançado na noite desta segunda no Parlamento.  A obra  resgatou a trajetória de personalidades que construíram o pedetismo no Estado, como o seu presidente, Manoel Dias, e outras personalidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.