Reajuste de 20% no valor DESTE alimento entristece confeiteiras e donos de restaurante

Reajuste de 20% no valor DESTE alimento entristece confeiteiras e donos de restaurante

Um importante alimento usado de forma rotineira por boleiras, confeiteiras e restaurantes sofreu um reajuste de valor de 19,44% no mês de março, se comparado a fevereiro. O aumento acaba impactando diretamente o preço do produto final como bolos, marmitas e outros. 

reajuste preço do ovo
Reajuste de 20% no valor DESTE alimento entristece confeiteiras e donos de restaurante
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O preço do ovo ficou 19,44% mais caro nos supermercados na prévia da inflação de março em relação a fevereiro, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado na quinta-feira (27). 

O IPCA-15 leva em conta a variação de preços entre o dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês da divulgação do indicador. Ou seja, entre 16 de fevereiro e o dia 15 de março.

No acumulado do ano, o preço do ovo já subiu 25,88%, os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que apura e divulga o resultado da inflação mês a mês. 

E assim funciona como uma cadeia, com a forma de ovo mais cara, as confeiteiras e os restaurantes tendem a repassar os custos para os seus produtos. Logo, tudo o que precisa de ovo na receita acaba ficando mais caro.

O que explica o aumento no preço do ovo?

De acordo com especialistas que foram ouvidos pelo g1, são fatores que podem explicar o aumento no valor do ovo nos supermercados:

  • custo do milho que alimenta as galinhas;
  • calor intenso que pode estragar os ovos com mais facilidade, e dificulta a produção das aves;
  • demanda aquecida na Quaresma, os 40 dias que antecedem a Páscoa, em que muitos brasileiros deixam de comer carne e por isso incluem mais ovos na sua alimentação diária. Com mais procura, o produto tende a aumentar seu preço. 

Além disso, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) também informou que o valor das embalagens onde os ovos são colocadas aumentou 100% nos últimos oito meses. 

Quando vai diminuir o preço do ovo?

Os produtores representados pela ABPA esperam que o preço do ovo se normalize até o fim da Quaresma, ou seja, próximo a comemoração da Páscoa marcada para 20 de abril. 

No entanto, em entrevista ao g1 o analista da Safras & Mercado Fernando Henrique Iglesias trouxe uma outra pespectiva sobre o assunto, e não acredita que a Quaresma seja a única responsável pelo aumento no valor dos ovos. 

“O que a gente precisa monitorar é o comportamento do mercado em relação às proteínas concorrentes. Se os preços da carne bovina, de frango, seguirem em patamares muito proibitivos, mesmo depois da Quaresma, nós ainda vamos perceber o mercado de ovos inflacionado“, diz Iglesias.

Lila CunhaLila Cunha

Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com

O post Reajuste de 20% no valor DESTE alimento entristece confeiteiras e donos de restaurante apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.