Nova Geração do Chevrolet Tracker Pode Adotar Plataforma do Hyundai Creta

Parceria Estratégica Global: GM e Hyundai Podem Lançar Nova Geração do Chevrolet Tracker no Brasil
Por João Buffon
Atualizado em 24 de março de 2025, às 10h59
A colaboração entre as montadoras General Motors (GM) e Hyundai poderá ganhar novos contornos no mercado brasileiro, com a possibilidade de uma nova geração do Chevrolet Tracker baseada na plataforma do Hyundai Creta. A informação foi divulgada pela agência Reuters, destacando que as duas empresas estão explorando oportunidades de parceria no competitivo segmento de SUVs.
Em setembro do ano passado, GM e Hyundai assinaram um acordo para analisar colaborações em áreas estratégicas, incluindo desenvolvimento conjunto de veículos, motores de combustão interna e tecnologias de energia limpa. Agora, surgem rumores sobre uma potencial união no desenvolvimento de um SUV que poderia substituir os atuais Chevrolet Onix e Tracker, que utilizam uma plataforma projetada em parceria com a montadora chinesa SAIC.
Embora o projeto ainda seja visto como uma possibilidade interna, a aliança com a Hyundai poderia representar uma alternativa viável para a GM, principalmente considerando que não haverá uma nova geração dos modelos na China. A colaboração permitiria à GM reduzir os custos de desenvolvimento e acelerar a produção de novos veículos.
Atualmente, o Hyundai Creta é produzido em Piracicaba (SP), enquanto o Chevrolet Tracker é montado em São Caetano do Sul (SP) e na Argentina. As expectativas são altas em relação a essa parceria, que deve render novas tecnologias e otimizações na cadeia de suprimentos.
Além do desenvolvimento do SUV, o acordo atual já inclui o fornecimento de furgões da Hyundai para a GM e uma picape média baseada no Chevrolet Colorado para a montadora sul-coreana, numa estratégia de contenção de custos e aumento de competitividade nos segmentos de picapes e furgões.
Nos próximos meses, espera-se que tanto a GM quanto a Hyundai divulguem mais detalhes sobre essa parceria, que também abrange o fornecimento compartilhado de matérias-primas, como baterias e aço. Com isso, o mercado de SUVs no Brasil promete se agitar ainda mais, com novos lançamentos e inovações à vista.

Foto: Arte Guia do Carro/Hyundai/Chevrolet/Divulgação
A expectativa é que este novo modelo não apenas eleve o padrão tecnológico dos SUVs oferecidos no Brasil, mas também contribua para a crescente demanda por veículos mais sustentáveis e eficientes. A GM e a Hyundai estão, sem dúvida, de olho nas mudanças do mercado e prontas para inovar em um cenário automotivo em constante evolução.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.