Golpe da selfie pode te fazer perder muito dinheiro; veja como os criminosos estão agindo

Golpe da selfie pode te fazer perder muito dinheiro; veja como os criminosos estão agindo

Realizado nesta semana pelo Federação Brasileira de Bancos (Febraban), um alerta trouxe importantes informações sobre uma nova fraude que tem sido aplicado no Brasil. Batizado de golpe da selfie, o crime tem sido aplicado especialmente nos cidadãos mais idosos e tem como objetivo o roubo de informações e dinheiro da população.

Golpe da selfie pode te fazer perder muito dinheiro; veja como os criminosos estão agindo. (Imagem: Pexels/Reprodução)

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para aplicar o golpe os criminosos entram em contato com a vítima afirmando que ela foi premiada para receber algum tipo de benefício. No entanto, a liberação do item só pode ser realizada depois que uma selfie é enviada. É nesse momento que é aplicado o golpe da selfie.

CUIDADO!

Novo alerta da Receita Federal sobre golpe

Veja como funciona a fraude
Ver condições

X

Novo alerta da Receita Federal sobre golpe

Ver condições

Ao conseguir a selfie do cidadão, são coletadas informações da biometria facial da vítima. Atualmente, esse dado é essencial para a realização de diversos serviços financeiros, desde a abertura de contas até a liberação de pagamentos e transferências, por exemplo.

Dessa forma, caso receba alguma ligação ou mensagem falando sobre a entrega de uma suposta premiação, a recomendação é de que o cidadão desconfie e analise os termos antes de enviar uma selfie.

Em alguns casos, a coleta da foto pode ser realizada pessoalmente. Nessa situação, os criminosos se aproveitam e utilizam uma fita isolante ou um modificador de tela. Assim, a vítima acaba não percebendo que, na verdade, está realizando uma operação biométrica.

– Fique atento e não aceite este tipo de abordagem, porque é golpe. Jamais aceite o pedido de um desconhecido para tirar uma selfie para receber qualquer coisa que lhe ofereça, afirmou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria para o jornal O Globo.

Golpe da selfie também é aplicado em um formato diferente:

  • Além da solicitação da foto, alguns criminosos também podem solicitar que a vítima realize o pagamento da taxa de entrega do suposto brinde;
  • Nesse caso, ele recomenda que o pagamento seja realizado usando o cartão de crédito;
  • Porém, no momento do pagamento, o criminoso afirma que o visor está danificado;
  • Dessa forma, a vítima acaba pagando um valor consideravelmente superior ao que foi informado inicialmente;
  • Em outras situações é comum que ele desvia a atenção da vítima, permitindo assim que ele acabe digitando a senha no campo errado;
  • Com isso, o golpista tem acesso à senha cadastrada no sistema;
  • Para se proteger, a recomendação é de que o cidadão busque se manter informado sobre os golpes mais comuns e, caso desconfie, negue o contato.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz outros detalhes sobre um novo golpe. Confira e saiba como se proteger:

 

Danielle SantanaDanielle Santana

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.

O post Golpe da selfie pode te fazer perder muito dinheiro; veja como os criminosos estão agindo apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.