20 de Janeiro: Dia Nacional do Fusca celebra legado de um ícone

Data marca o início da produção nacional do Fusca, símbolo de 24 anos consecutivos como líder de vendas no Brasil

 
Em 20 de janeiro de 1959, começou a produção nacional do icônico Volkswagen Fusca. Desde então, a data se tornou oficial para celebrar um modelo que marcou gerações no Brasil.

História do Fusca
Originalmente produzido na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Fusca começou sua trajetória como Volkswagen Sedan, ganhando popularidade global. Em diferentes países, recebeu apelidos como Käfer (Alemanha), Beetle (EUA), Maggiolino (Itália) e Coccinelle (França). No Brasil, o nome Fusca foi oficializado apenas em 1983.

O modelo chegou ao país em 1950, inicialmente importado com a característica marcante do vidro traseiro dividido. A montagem local no formato CKD começou em 1953, em um galpão no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Somente em 1959, a fabricação integral teve início na planta de São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da Volkswagen fora da Alemanha.

Embora a data oficial seja 20 de janeiro, a primeira unidade nacional foi concluída em 3 de janeiro de 1959. Equipado inicialmente com motor de 1.200 cm³, o Fusca evoluiu com motores de 1.300 cm³ (1967, com 45 cv), 1.500 cm³ (1970, 52 cv, o popular “Fuscão”) e 1.600 cm³ (1974, com dupla carburação, gerando 65 cv). Em 1985, foi lançada a versão 1.600 movida a etanol.

Com preço acessível e campanhas destacando sua durabilidade, o Fusca conquistou o mercado nacional, sendo líder de vendas por 24 anos consecutivos. Após sair de linha em 1986, a produção foi retomada em 1993 a pedido do então presidente Itamar Franco. Surgiu assim o “Fusca Itamar”, produzido até 1996, exclusivamente com motor a etanol.
O Fusca alcançou números expressivos: em março de 1972, ultrapassou a marca de um milhão de unidades vendidas no Brasil. Até 1986, 3,1 milhões de unidades foram produzidas no país, segundo a Volkswagen.

Sua relevância deu origem ao New Beetle em 1998, que modernizou o design clássico. Em 2012, o nome Fusca foi novamente utilizado em sua versão sucessora.

22 de Junho
Além do Dia Nacional, o Fusca também é celebrado em 22 de junho, data do Dia Mundial do Fusca, quando Ferdinand Porsche assinou o contrato para o início de sua produção, em 1934.
The post 20 de Janeiro: Dia Nacional do Fusca celebra legado de um ícone appeared first on Revista Carro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.