Pelo menos 4 mil APOSENTADOS tiveram descontos ilegais nos beneficios; veja se foi um deles

Pelo menos 4 mil APOSENTADOS tiveram descontos ilegais nos benefícios, afirma Instituto

Novo presidente do INSS aponta que pelo menos 4 mil aposentados tiveram descontos ilegais nos benefícios. O esquema, que envolvia a participação de servidores do Instituto, fez vítimas em todo o país. Infelizmente ainda não dá para saber quanto cada aposentado perdeu. Porém, algumas informações já foram divulgadas pelo órgão.

Pelo menos 4 mil APOSENTADOS tiveram descontos ilegais nos benefícios, afirma Instituto
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Uma das primeiras falas do novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, foi justamente sobre a devolução dos valores. De acordo com ele, pelo menos 4 mil aposentados tiveram descontos ilegais nos benefícios. No entanto, o número pode ser ainda maior.

O novo presidente ainda afirmou que vai acionar a Justiça para recuperar os bens que foram roubados na ação criminosa.

Pelo menos 4 mil aposentados tiveram descontos ilegais nos benefícios

O número foi anunciado por Gilberto Waller Júnior, novo presidente do INSS, após reunião com o Advogado-Geral da União, Jorge Messias; o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, e oito advogados da União que fazem parte do grupo de trabalho responsável pela investigação.

De acordo com o JN, o número representa 10% do total de aposentados e pensionistas atendidos pelo INSS. Por outro lado, uma pesquisa preliminar apontou que 97% dos segurados com contratos com associações não autorizaram os descontos.

Em outras palavras, houve fraude na autorização do descontos das mensalidades. O Governo Federal já sinalizou que vai fazer o ressarcimento, ou seja, a devolução. Porém, ainda não há data para isso acontecer.

O INSS deve abrir procedimento administrativo a partir da lei anticorrupção para responsabilizar as entidades investigadas.

A estimativa da Polícia Federal é de que R$ 6 bilhões foram desviados dos aposentados e pensionistas nesse esquema fraudulento.

“Estou há um dia dentro do INSS e estou seguindo a determinação do presidente da República que é sanear o INSS, é retirar qualquer pecha de corrupção do INSS. O que a gente está preocupado agora é assegurar que estas instituições que se beneficiaram injustamente, ilegalmente do segurado, elas tenham seus bens acautelados pela Justiça por meio da Advocacia-Geral da União para que assegure que não seja o cidadão que pague esse rombo, que efetivamente ele seja ressarcido e a gente possa retirar de quem realmente cometeu a fraude ali dentro”, comentou Gilberto Waller Júnior.

Novo golpe promete indenização falsa do INSS; saiba como se proteger

Confira! 

X

Novo golpe promete indenização falsa do INSS; saiba como se proteger

Confira! 

Devolução dos descontos indevidos

Apesar de o INSS já ter afirmado que vai devolver os valores, ainda não há uma data para quando isso vai acontecer. Por outro lado, já se sabe que as mensalidades descontadas em abril serão ressarcidas em maio.

“A gente não começou ainda a fazer ressarcimento de nada. Então, não acreditem em pessoas que venham vender facilidades. Você pode cair em um segundo golpe. Aguarde. Quando sair o ressarcimento, ele vai ser avisado para todos. Todo mundo vai saber o caminho e vai ser um caminho mais simples, mais fácil, que você não precisa de ninguém para fazer esse ressarcimento”, acrescentou o presidente do INSS.

Fraude no INSS

A investigação apontou que os desvios ocorreram ente 2019 e 2024. A fraude acontecia com assinaturas falsas de beneficiários e supostamente participação de servidores do INSS.

Ao todo 11 entidades associativas foram investigadas, porém, todos os descontos de mensalidades estão suspensos atualmente, mesmo que não sejam feitos pelas entidades investigadas.

O aumento do número de descontos em benefícios nos últimos meses foi o que levou à investigação, que resultou na demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência Social.

Durante a investigação ficou comprovado que as entidades analisadas não tinham estrutura para realizarem o serviço que supostamente ofereciam, o que levantou ainda mais suspeita de irregularidades.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre o novo pagamento do INSS que será liberado.

Jamille NovaesJamille Novaes

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.

O post Pelo menos 4 mil APOSENTADOS tiveram descontos ilegais nos beneficios; veja se foi um deles apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.