Coluna do Loetz: novas leis de cobrança, segurança em foco e o aniversário de Jaraguá do Sul

Avisos aos devedores já podem ser feitos por aplicativos e rede social

Já está em vigor a lei 18.977. Aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador, a lei prevê a notificação e inclusão do nome do consumidor inadimplente, até por email, aplicativos ou redes sociais, noo cadastro e nos bancos de dados, fichas ou registros de proteção ao crédito no Estado de Santa Catarina.

Na prática, o devedor será comunicado de forma rápida. Não será mais necessário receber carta ou outro documento via Correios. Evidentemente, quando a dívida for paga, o credor terá de excluir o nome do cliente dos apontamentos feitos junto a instituições que monitoram o endividamento, como Serasa,
SPC, entre outros. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina no dia 17 de julho.

Facisc cobra mais segurança

Na reuniao regional da Federação das Associações Empresariais do Estado de Santa Catarina (Facisc), realizada em Itapoá, foi forte a cobrança por mais segurança pública.

O secretário de Segurança Pública do Estado, Flávio Rogério Graff, ouviu relatos e apelos dos empresários.

Respondeu que neste ano já foram investidos R$ 40 milhões em equipamentos, armamento e viaturas para o trabalho policial. Em dezembro, 618 soldados e 60 oficiais vão concluir cursos de formação.

No encontro, o vice-presidente regional da Facisc, Paulo Cesar Chiodini, entregou o documento Voz Única, com lista de reivindicações dos empresários nas áreas de segurança, infraestrutura, educação e saúde.

Aniversário de Jaraguá do Sul

O município de Jaraguá do Sul completa 148 anos de fundação nesta quinta-feira. Com 182 mil habitantes, a cidade tem um dos melhores índices de segurança do país para municípios de sua dimensão.

Com Produto Interno Bruto de R$ 10 bilhões, é sede de empresas gigantes. WEG, Duas Rodas, Malwee, Marisol, Urbano, Zanotti, Menegotti são algumas das principais empresas com origem em Jaraguá.

Aliás, um fato curioso e que demonstra o poder econômico de alguns: há pelo menos dez empresas de participações (holdings) listadas entre as 30 maiores da cidade.

Um dos fatores mais expressivos do município é a qualidade de vida. O índice de desenvolvimento humano (IDH) é de 0,803. Alto para padrões brasileiros.

Na telinha

O programa Globo Repórter desta sexta-feira, vai tratar dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. E a poderosa WEG será um dos destaques.

O post Coluna do Loetz: novas leis de cobrança, segurança em foco e o aniversário de Jaraguá do Sul apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.