Infraestrutura Sustentável e Resiliente é Destaque na Reunião do GT de Transportes do BRICS
O Brasil deu início à 1ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Transportes do BRICS, realizada em Brasília no dia 27 de março de 2025. Sob a presidência brasileira, o encontro, que se estendeu até 28 de março, trouxe à tona discussões cruciais sobre a infraestrutura sustentável e resiliente, preparando o terreno para a cúpula do bloco, programada para julho deste ano.
O encontro, que contou com a participação de representantes de todos os países membros por videoconferência, visou discutir quatro propostas que fortalecem projetos em infraestrutura, alinhando-se à crescente demanda por soluções sustentáveis em um mundo em rápida urbanização. Os países que compõem o BRICS, além do Brasil, incluem grandes economias como China, Índia, Rússia e África do Sul.
Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, enfatizou a importância do Brasil na construção de uma agenda focada em sustentabilidade e expansão dos modais de transporte. “O Brasil tem muito a apresentar”, comentou, destacando as várias frentes que estão sendo abordadas nas discussões, que incluem transportes terrestres, rodoviários, ferroviários, entre outros.
Entre as propostas discutidas, destaca-se a criação do Instituto BRICS para Transporte, Mobilidade e Logística Sustentáveis (BISTML). Este instituto tem o objetivo de promover inovações e desenvolver soluções que beneficiem os países membros do BRICS e, ao mesmo tempo, contribuam para um desenvolvimento sustentável global.
Outras iniciativas incluem um Workshop Virtual sobre Mobilidade, Logística e Transporte Sustentável, além de relatórios técnicos que visam oferecer uma análise abrangente das condições atuais das infraestruturas e sugestões práticas para melhorar a eficiência e sustentabilidade do transporte urbano.
Além disso, uma nova proposta em discussão no segundo dia da reunião foi a criação do Grupo de Trabalho para a Aliança Logística Internacional do BRICS (TWG-Log.A). Esta aliança tem como objetivo otimizar a integração dos sistemas de transporte entre os países membros, garantindo operações seguras e resilientes, essenciais para manter as cadeias de abastecimento.
Perguntas Frequentes
O que é o GT de Transportes do BRICS?
O GT de Transportes do BRICS é um grupo de trabalho formado pelos países membros do BRICS, destinado a discutir e desenvolver propostas relacionadas à infraestrutura e transporte sustentável.
Quais países estão envolvidos no BRICS?
O BRICS é composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Arábia Saudita.
Qual a finalidade da criação do Instituto BRICS para Transporte, Mobilidade e Logística Sustentáveis?
O Instituto BRICS visa abordar os desafios enfrentados na infraestrutura dos países membros, buscando inovações e soluções que promovam o desenvolvimento sustentável.
O que foi discutido na 1ª Reunião Técnica do GT de Transportes?
A reunião focou em quatro propostas destinadas a promover a sustentabilidade na infraestrutura de transporte, melhorias na capacitação de profissionais e a troca de experiências entre os países.
Qual a importância da Aliança Logística Internacional do BRICS?
A Aliança Logística Internacional visa melhorar a integração das operações de transporte entre os países do BRICS, assegurando que as cadeias de abastecimento se mantenham abertas, seguras e resilientes.
FontePara mais notícias continue acompanhando o TecMania.Igreja Online
Na igreja online temos cultos ao vivo, estudos bíblicos e local para pedidos de orações. Caso você esteja impossibilitado de frequentar uma igreja física por estar acamado, num hospital ou impossibilitado de se locomover por qualquer outro motivo, a igreja online é perfeita pra você. Venha conhecer! https://igrejaonline.com