Estiagem em Pernambuco: Ministra reconhece situação de emergência em cinco cidades
Na última sexta-feira (4), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) declarou a situação de emergência nos municípios pernambucanos de Carnaíba, Ingazeira, Sanharó, Tacaratu e Trindade, todas severamente afetadas pela estiagem. A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU), visa facilitar a solicitação de recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.
Com este reconhecimento, as prefeituras das cidades afetadas agora têm a possibilidade de solicitar ajuda financeira para ações emergenciais, que incluem a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza e higiene pessoal. O estado de Pernambuco conta atualmente com 87 reconhecimentos vigentes em relação a desastres naturais, sendo 83 por estiagem e quatro por chuvas intensas.
Como solicitar ajuda do Governo Federal
Os municípios que recebem a declaração de situação de emergência podem usar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para requisitar os necessários recursos para ações de defesa civil. A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avaliará os planos de trabalho enviados, e, se aprovada, uma portaria será emitida no DOU com o montante que será liberado.
Além do apoio financeiro, a Defesa Civil Nacional oferece um conjunto de cursos online para capacitar agentes de proteção e defesa civil em todos os níveis governamentais. Esses cursos visam uma melhor atuação dos profissionais envolvidos nas ações de resposta a desastres. Para mais informações sobre as capacitações, os interessados podem consultar o site oficial.
Perguntas e Respostas
1. Quais cidades em Pernambuco tiveram a situação de emergência reconhecida?
As cidades de Carnaíba, Ingazeira, Sanharó, Tacaratu e Trindade tiveram a situação de emergência reconhecida devido à estiagem.
2. O que isso significa para as prefeituras afetadas?
Significa que as prefeituras desses municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para implementar ações imediatas de defesa civil, como fornecimento de água e alimentos.
3. Como as prefeituras podem solicitar esses recursos?
As prefeituras devem utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para enviar seus planos de trabalho ao MIDR.
4. Que tipo de suporte pode ser solicitado pelo município?
Os municípios podem solicitar recursos para a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza, entre outros.
5. Onde os agentes da defesa civil podem se capacitar?
A Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância, que podem ser acessados através do site oficial da instituição, voltados para habilitar agentes de proteção e defesa civil.
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Situacão de Emergência Reconhecida pelo MIDR em Cinco Cidades Pernambucanas Impactadas pela Estiagem
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