Seminário destaca a prioridade do Ministério das Comunicações em conectar escolas

Seminário Educação Conectada: o Futuro da Educação Digital nas Escolas Brasileiras
Na última quinta-feira (3), Brasília foi palco do Seminário Educação Conectada, evento que destacou a importância da conectividade nas escolas brasileiras. Com a presença de diversos representantes governamentais e do setor de telecomunicações, o seminário se apresentou como um espaço crucial para debater as políticas de conectividade e os desafios que o Brasil enfrenta em relação à digitalização do ensino.
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, abriu o painel “Políticas de Conectividade: um balanço dos projetos e o desafio da continuidade”, onde enfatizou a prioridade do governo em conectar 138 mil escolas públicas até 2026. “Conectar escolas é uma prioridade do Ministério das Comunicações. Reforçamos essa missão em todas as agendas que participamos. É um grande desafio, mas estamos trabalhando para que cada vez mais instituições estejam digitalmente inseridas”, afirmou o secretário.
Recentemente, foram contratados serviços de conectividade para mais de 30 mil escolas, o que representa um avanço significativo, especialmente na contratação de conexões externas e redes internas. Essa iniciativa é parte de um projeto mais amplo que busca não só acabar com a exclusão digital, mas também garantir que as escolas utilizem a tecnologia de forma eficaz.
Ana Dal Fabro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação do Ministério da Educação (MEC), destacou que a conectividade é apenas o primeiro passo. “Temos o desafio da conectividade e, também, de promover um uso mais intencional e pedagógico dos dispositivos digitais nas escolas”, explicou. Segundo ela, a capacitação de professores é um elemento essencial para garantir que a tecnologia realmente contribua para a aprendizagem dos alunos, evitando que se torne apenas uma distração.
O seminário contou também com a participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Telebras e da Embratel, ressaltando a importância da colaboração entre diferentes órgãos para alcançar os objetivos estipulados.
Essa iniciativa se revela fundamental não apenas por se tratar de um esforço para reduzir a desigualdade no acesso à educação de qualidade, mas também por preparar o terreno para futuras inovações no sistema educacional do Brasil.
Perguntas e Respostas Sobre o Seminário Educação Conectada:

Qual é a meta do governo federal em relação à conectividade nas escolas?

O objetivo é conectar 138 mil escolas públicas brasileiras até 2026.

Quantas escolas já tiveram a conectividade contratada até agora?

Até o ano passado, mais de 30 mil escolas já tinham contratos de serviços de conectividade.

Quais outros desafios foram destacados no seminário além da conectividade?

Além da conectividade, é fundamental capacitar os professores para usar as novas tecnologias de maneira pedagógica e eficaz.

Quais órgãos participaram do Seminário Educação Conectada?

O evento contou com a presença do Ministério das Comunicações, do Ministério da Educação, Anatel, BNDES, Telebras e Embratel.

Por que a capacitação de professores é essencial para o sucesso da conectividade nas escolas?

A capacitação é necessária para garantir que a tecnologia contribua efetivamente para a aprendizagem e não se torne uma distração para os alunos.

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