Goetten critica tarifaço dos EUA: “Quem é patriota de verdade não defende”

O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) se manifestou sobre a taxação imposta pelos Estados Unidos às exportações brasileiras e a aprovação do Projeto de Lei 2088/23, conhecido como Lei da Reciprocidade, pela Câmara dos Deputados. O projeto permite ao Brasil adotar contramedidas contra países ou blocos econômicos que impuserem restrições comerciais às exportações nacionais.

O posicionamento veio após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar uma tarifa adicional de 10% sobre produtos brasileiros. Em suas redes sociais, Goetten ressaltou que, em momentos como esse, é preciso deixar de lado diferenças ideológicas e pensar racionalmente na defesa dos interesses do Brasil.

“Trump anunciou que vai taxar as exportações brasileiras em 10%. Isso atinge em cheio setores essenciais da nossa economia como o agronegócio, ameaçando milhares de empregos. Quem é patriota de verdade não pode defender algo assim. É por isso que aprovamos na Câmara a Lei da Reciprocidade — para que o Brasil tenha meios de reagir a ações desproporcionais de outros países e defenda seus interesses com equilíbrio e firmeza. Seguimos trabalhando em defesa do Brasil”.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue agora para sanção presidencial, podendo fortalecer a posição do Brasil no comércio internacional.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.