Calibrar os pneus é simples, evita problemas e diminui custos de manutenção
A calibração correta dos pneus é um fator essencial para garantir a segurança, a economia de combustível e a durabilidade dos componentes do veículo. Pneus com pressão inadequada podem comprometer a dirigibilidade, aumentar o consumo de combustível e causar desgaste irregular dos pneus, reduzindo sua vida útil. Além disso, um pneu com pressões excessivas ou insuficientes influencia no desempenho da suspensão e dos freios, comprometendo a dirigibilidade do veículo.
Um dos principais impactos de uma pressão insuficiente é o aumento da resistência ao rolamento, devido à deformação excessiva no pneu, aumentando o consumo de combustível e diminuindo o desempenho, pela maior resistência. Já um pneu com pressão excessiva reduz a área de contato com o solo, diminuindo a aderência e comprometendo a frenagem, especialmente em pistas molhadas.
Além de alterar a frenagem, pneus descalibrados afetam o equilíbrio da suspensão, podendo gerar instabilidade em curvas. Além disso, a pressão inadequada contribui para o desgaste irregular da banda de rodagem, visto que uma pressão abaixo do recomendado provoca maior desgaste nas bordas do pneu, enquanto uma pressão acima do recomendado acelera o desgaste no centro da banda de rodagem, reduzindo a vida útil do conjunto e exigindo substituições mais frequentes.
A verificação das pressões dos pneus deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, usando o valor de pressão fornecido no manual do veículo. Esse procedimento deve ser feito sempre com os pneus frios, dado que em maiores temperaturas existe o aumento da pressão dos pneus, levando a leituras incorretas.
Dessa forma, manter os pneus calibrados ajuda não só na economia de combustível e dos pneus, mas também na segurança e o dinâmica do veículo. Com pressões adequadas, há a garantia de que o veículo irá se comportar da maneira que a fabricante o projetou.
The post Deixar de calibrar os pneus pode ser um grande risco para a segurança: confira appeared first on Revista Carro.