Microsoft promete impulsionar o ray tracing com DirectX Raytracing 1.2
Durante a GDC 2025, a Microsoft anunciou importantes melhorias na API de ray tracing do Windows, através do lançamento do DirectX Raytracing (DXR) 1.2. Essas inovações, desenvolvidas em colaboração com gigantes da tecnologia como AMD, Intel, NVIDIA e Qualcomm, visam otimizar a qualidade da imagem e o desempenho geral dos jogos que utilizam esta tecnologia avançada.
Aumento de desempenho
Com a nova versão, a Microsoft promete um aumento de até 2,3 vezes no desempenho ao utilizar ray tracing, permitindo que jogos com essa tecnologia sejam mais acessíveis e exijam menos da GPU. Este avanço é fundamental, pois efeitos de ray tracing, de maneira geral, demandam uma grande capacidade computacional, mesmo das placas mais potentes do mercado.
Entre as novidades, destacam-se as seguintes otimizações:
Opacity Micromaps (OMM): Essa técnica melhora significativamente a geometria testada em alfa, o que resulta em uma redução nas invocações de shaders e uma eficiência maior na renderização, sem comprometer a qualidade visual.
Reordenação da execução do shader: Essa estratégia promete acelerar a execução de shaders em até duas vezes em determinados cenários. Ao agrupar a execução de shaders de forma inteligente, essa funcionalidade visa aumentar a eficiência da GPU, reduzindo a divergência e melhorando as taxas de quadros.
Demonstração em breve
A Microsoft anunciou que a primeira demonstração das capacidades do DXR 1.2 será realizada em abril, permitindo que desenvolvedores e jogadores experimentem em primeira mão as melhorias prometidas. A NVIDIA já se comprometeu a oferecer drivers que suportem o novo padrão para suas GPUs GeForce RTX, enquanto a AMD, Intel e Qualcomm também estão se empenhando em garantir que suas soluções sejam compatíveis.
Esses avanços são especialmente significativos em um cenário onde o ray tracing começa a ser utilizado em mais títulos, trazendo uma nova dimensão de realismo gráfico aos jogos. A expectativa é que essa tecnologia se torne cada vez mais comum, permitindo uma experiência mais imersiva para os jogadores.
Conclusão
Com essas melhorias, a Microsoft não apenas reforça seu compromisso com a evolução do gameplay e gráficos nos jogos, mas também se coloca na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias que priorizam tanto a estética quanto a performance, evidenciando um futuro promissor para o ray tracing nas plataformas de jogos.
Para os entusiastas de tecnologia e jogos, essa é uma atualização que promete revolucionar a forma como os games são desenvolvidos e jogados, com a aproximação de um novo patamar de realismo e diversão.