Conselho decide aumentar o teto da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS
Em uma recente reunião, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu aumentar o teto da taxa de juros do empréstimo consignado destinado aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com essa nova medida, a taxa máxima passará a ser de 1,85% ao mês, um ligeiro aumento em relação à taxa anterior de 1,80%. A decisão foi influenciada pelos dois últimos aumentos da taxa Selic, definidos pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
O aumento da taxa foi proposto por Helio Queiroz da Silva, representante dos empregadores, e aprovado por 14 votos. Apenas um representante do setor financeiro votou contra a proposta. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, considerou a proposta como um equilíbrio necessário para proteger os segurados, esclarecendo que essa medida visa suavizar os impactos resultantes do aumento da Selic.
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, endossou a decisão, afirmando que o novo teto mantém um equilíbrio entre proteção econômica e social para os aposentados. Os dados mais recentes indicam que há atualmente mais de 48 milhões de contratos de empréstimo consignado ativos, totalizando R$ 268 bilhões somente no setor do INSS, representando 40% do saldo total de empréstimos consignados no Brasil.
As mudanças nas taxas começam a valer cinco dias úteis após a publicação da decisão no Diário Oficial da União. Os segurados são incentivados a consultar as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras através do portal do INSS e do aplicativo Meu INSS, onde podem fazer a portabilidade do empréstimo e identificar a opção mais vantajosa.
Perguntas frequentes:
Qual é o novo teto da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS?
O novo teto é de 1,85% ao mês, em comparação com a taxa anterior de 1,80%.
Por que a taxa de juros foi aumentada?
O aumento foi influenciado pelos últimos reajustes da taxa Selic e busca equilibrar a proteção dos segurados num cenário de aumento da taxa básica de juros.
Quando a nova taxa estará em vigor?
A nova taxa estará válida cinco dias úteis após a publicação da decisão no Diário Oficial da União.
O que os segurados devem fazer para encontrar as melhores taxas de juros?
Os segurados podem consultar as taxas disponíveis no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS, onde é possível verificar a taxa de diferentes instituições financeiras.
Há alguma mudança na taxa de juros do cartão de crédito consignado?
Não, a taxa do cartão de crédito consignado permanece inalterada em 2,46% ao mês.
FontePara mais notícias continue acompanhando o TecMania.Igreja Online
Na igreja online temos cultos ao vivo, estudos bíblicos e local para pedidos de orações. Caso você esteja impossibilitado de frequentar uma igreja física por estar acamado, num hospital ou impossibilitado de se locomover por qualquer outro motivo, a igreja online é perfeita pra você. Venha conhecer! https://igrejaonline.com