Um comunicado recente realizado pelo INSS trouxe alívio para alguns brasileiros que são acometidos por uma doença. A condição, que pode levar o trabalhador a ter dificuldade de realizar suas atividades, dá direito aos benefícios do INSS.

Isso porque o trabalhador que contribui mensalmente com o órgão federal pode ser contemplado com diferentes benefícios, desde o auxílio doença até a aposentadoria por incapacidade permanente, por exemplo.
É o caso do cidadão que foi diagnosticado com tuberculose. A doença respiratória permite inclusive que o trabalhador não precise cumprir o tempo de carência necessário para alguns benefícios do INSS.
Apesar de ter tratamento, a questão de saúde pode exigir o afastamento do trabalho. No entanto, a situação é acobertada pelo INSS.
No caso do auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, o trabalhador pode contar com o pagamento do benefício durante o período de tratamento da doença.
No entanto, caso a questão leve até a incapacitado total ou permanente, também é possível solicitar a aposentadoria por invalidez.

Falta quanto para você se aposentar?

Falta quanto para você se aposentar?
Saiba como solicitar o benefício do INSS:
- Atualmente, é possível realizar o pedido de benefícios do INSS online, o que garante maior praticidade para o trabalhador;
- Essa solicitação pode ser realizada por meio do portal do Meu INSS;
- A plataforma também está disponível em aplicativo, o que permite a abertura do pedido por celular;
- Para tal, o cidadão deverá ter que fazer login na plataforma do Gov.BR;
- Em seguida, ele deverá buscar pela opção de “Pedir Benefício por Incapacidade”;
- Nesse momento será preciso ter que escolher entre a abertura do pedido do auxílio doença ou aposentadoria por invalidez;
- Vale lembrar que, para dar base ao pedido, o cidadão terá que apresentar documentos médicos que comprovem a condição;
- Em seguida, será preciso aguardar a análise da solicitação feita ao INSS.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, em ambos os casos, o cidadão poderá ter que passar pela perícia médica.
O processo é realizado para garantir que o trabalhador realmente tem direito ao pagamento do INSS.
O post INSS confirma direito a benefícios previdenciários para trabalhador com esta doença; veja apareceu primeiro em FDR.