A possibilidade de corte de 800 mil aposentadorias neste ano despertou medo e nervosismo nos idosos. No entanto, diferente do que muitas matérias reproduzem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não afirmou que desligaria essas pessoas dos seus benefícios.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
De acordo com a Reuters, há postagens no Facebook, no Instagram e no TikTok com o texto “Lula confirma lista com 800 mil idosos 60+ que darão adeus ao salário de R$1.412 do INSS”. No entanto, essa informação é falsa.
Para este ano o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou uma revisão que será aplicada em um tipo específico de aposentadoria. De fato, o público almejado neste processo são 800 mil aposentados, mas não significa que terão seu benefício cortado.
Quem vai passar pelo pente-fino da aposentadoria do INSS?
As primeiras informações foram divulgadas pela Folha de S. Paulo, apontando que para 2025 o INSS deve revisar as aposentadorias por invalidez. Considerando que em 2024 passaram por avaliação os pagamentos do auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O pente-fino na aposentadoria vai selecionar aqueles que estão recebendo o benefício, mas que já não passam por perícia médica como deveriam.
Por lei, para manter o pagamento da aposentadoria por invalidez é preciso que o INSS avalie a cada dois anos qual a situação de saúde do trabalhador.
Se a incapacidade estiver mantida, ele continua recebendo o salário. Caso já tenha recuperado a aposentadoria é suspensa, e esse trabalhador volta ao mercado de trabalho.
Diante dessas informações, devem ser convocados para avaliação do seu estado de saúde:
- Quem recebe a aposentadoria por invalidez e não passa por perícia médica há mais de dois anos.
Na época de publicação na Folha, a previsão era de que o pente-fino começasse em meados de março, e que os aposentados seriam avisados sobre a convocação por meio da sua rede bancária.

Quando você vai receber do INSS?

Quando você vai receber do INSS?
Como vai funcionar a revisão da aposentadoria por invalidez?
Quem for convocado para a revisão da aposentadoria por invalidez deve agendar o atendimento de perícia médica em uma agência do INSS usando os canais online. A partir disso será preciso:
- Levar para o perito médico todos os documentos comprovando que continua incapaz de voltar ao trabalho;
- Responder todas as perguntas feitas durante a perícia;
- Aguardar a avaliação.
O mais importante é não deixar de marcar a perícia médica assim que for convocado. Quem deixar de cumprir com essa obrigação dentro do prazo dado pelo INSS vai perder seu benefício automaticamente.
O post Governo Lula não anunciou que 800 mil idosos perderão benefícios do INSS apareceu primeiro em FDR.