Pulse, Kardian e Tera: veja qual SUV compacto é o melhor

Modelo da Fiat é o único com sistema híbrido, já o da Renault é o único com transmissão automática de dupla embreagem, enquanto VW vai apostar na mecânica consagrada

O mercado de SUVs compactos de entrada segue em expansão, trazendo novas opções para consumidores que buscam um veículo elevado, com bom aproveitamento de espaço e itens tecnológicos. Todavia, dentro desse segmento há novos modelos, que são grandes, só que nem tanto, sendo ideal para grandes cidades e, também, uma alternativa para os hatches médios, que perderam o espaço exatamente para os crossover compactos.

Pois bem, os veículos que estão nessa categoria são o Fiat Pulse, lançado em 2021, Renault Kardian, lançado em 2024, e Volkswagen Tera, que já foi apresentado durante o carnaval, só que será vendido nos próximos meses. Portanto, a Revista Carro comparou os três modelos, apresentando as características técnicas de cada um deles.
Fiat Pulse
O Fiat Pulse é o mais vendido do segmento, com mais de 28,6 mil unidades comercializadas em 2024. O modelo vem equipado com motor Firefly 1.3 de quatro cilindros, entregando 98/107 cv e até 13,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT, nas configurações de entrada. Já as versões topo de linha o crossover tem motor T200 1.0 litro turbo, que rende até 130 cv. Inclusive, as opções híbridas são equipadas com esse conjunto, que traz uma máquina elétrica e uma bateria de 12V, formando um sistema híbrido leve. Para saber mais sobre isso, basta clicar neste link da Revista O Mecânico para ter acesso a informação técnica do modelo.

Com 2,53 m de entre-eixos e porta-malas de 370 litros, o Pulse oferece espaço interno limitado em comparação aos concorrentes. No consumo, registrou 14,5 km/l na estrada com gasolina.
Entre os itens de série, conta com ar-condicionado, direção elétrica, controles de tração e estabilidade, freios ABS e o sistema TC+ (controle de tração para situações de baixa aderência). O modelo tem multimídia Uconnect de 7 polegadas nas versões de entrada, já a topo de linha pode ser de 10,1 polegadas com o mesmo sistema Uconnect, que traz conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Versões e Preços atualizados do Pulse
Pulse Drive 1.3 Manual: R$ 107.990
Pulse Drive 1.3 Automático: R$ 116.990
Pulse Audace Turbo: R$ 123.990
Pulse Audace Turbo 200 Hybrid: R$ 129.990
Pulse Impetus Turbo Automático: R$ 138.990
Pulse Impetus Turbo 200 Hybrid Automático: R$ 144.990
Pulse Abarth Turbo 270 1.3 Turbo: R$ 152.990

Renault Kardian
O Renault Kardian chegou ao mercado como uma das principais apostas da marca e já somou mais de 24,4 mil unidades vendidas em 2024. Sob o capô, o modelo vem equipado apenas com motor 1.0 TCe turbo de três cilindros, com 125 cv e 22 kgfm de torque. Inclusive, se quiser ver por dentro desse motor, a Revista O Mecânico desmontou o conjunto da Horse, basta clicar neste link. A transmissão pode ser automática de dupla embreagem ou manual de cinco posições.

Com entre-eixos de 2,60 m e porta-malas de 410 litros, o Kardian oferece um espaço interno superior ao do Pulse. Ele também vem equipado com painel digital de 7 polegadas, multimídia de 8 polegadas, com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags, faróis de LED, câmera de ré, sensores traseiros, entre outros equipamentos.

Versões e Preços Kardian
Kardian Evolution MT: R$ 106.990
Kardian Evolution EDC: R$ 118.090
Kardian Techno: R$ 129.990
Kardian Première Edition: R$ 138.990

Volkswagen Tera
O Volkswagen Tera ainda não estreou oficialmente, mas já foi apresentado pela montadora durante o carnaval no Rio de Janeiro. Em vazamentos recentes, divulgados pelo site R7 Autos Carros, é possível ver que o modelo será vendido em quatro versões, que devem indicar a de entrada com motor 1.0 MPI e transmissão manual, outra com conjunto 1.0 TSI com câmbio manual, além da Comfortline e Highline. Como o SUV compacto da Volkswagen ainda não foi lançado não há preço dele, só que é esperado que tenha valores estimados na faixa dos R$ 110 mil.

Se essas informações forem confirmadas, o Volkswagen Tera deve ser equipado com o tradicional motor 1.0 MPI aspirado de três cilindros, entregando até 84 cv e 10 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de cinco marchas. Já as opções topo de gama devem ter motor 170 TSI de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de seis marchas.

O crossover deve ter cerca de 4,00 m de comprimento e entre-eixos próximo de 2,56 m. Todavia, os números oficiais ainda não foram divulgados. Nos equipamentos, a expectativa é que traga ar-condicionado manual nas configurações de entrada e digital nas opções topo de gama, direção elétrica, seis airbags e uma central multimídia de 10 polegadas.

Conclusão
O Fiat Pulse é o mais vendido do segmento, mas oferece um espaço interno menor e um conjunto mecânico sem turbo na versão de entrada, mas é o único com motorização híbrida. Por sua vez, o Renault Kardian se destaca pelo motor turbo em todas as opção, transmissão automática de dupla embreagem e pelo maior porta-malas. Já o Volkswagen Tera, ainda sem todos os detalhes confirmados, pode trazer novidades ao segmento, só que dependerá da estratégia de preços da marca para destronar o Pulse da liderança. Além disso, a Chevrolet também prepara um novo SUV compacto, que será produzido em Gravataí, no Rio Grande do Sul, ainda não um nome e nem imagem, só que esperado que tenha desenho parecido com o Onix e, também, motorização 1.0 turbo do hatch.
The post Pulse, Kardian e Tera: veja qual SUV compacto é o melhor appeared first on Revista Carro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.