Lançados no Salão de Genebra de 1970, ambos tinham um design inovador e avanços técnicos que influenciaram a indústria na época
Em 1970, durante o Salão de Genebra, na Suíça, a Citroën mostrou os modelos GS e SM, que traziam uma carroceria aerodinâmica e no estilo cupê, além de ter avanços técnicos que influenciaram a indústria na época. Ademais, também continua a influenciar modelos da marca, uma vez que hoje, já sob o comando da Stellantis, a montadora tem o Basalt, que traz um desenho parecido, visto que também tem a coluna “C” caída.
Citroën GS
Entre as soluções técnicas, os GS tinha suspensão hidropneumática, característica da marca, que garantia conforto e estabilidade. O modelo era equipado com motor quatro cilindros refrigerado a ar e um sistema de freios a disco nas quatro rodas, algo incomum no segmento na época. Hoje, os veículos da Citroën são equipados com motor T200 1.0 turbo de três cilindros, que entrega até 130 cv, que é potente em baixas rotações e polui menos que os propulsores do passado. Para saber todas as inovações e questões técnicas dessa motorização da Stellantis, que também equipa modelos da Fiat e Peugeot, basta clicar neste link da Revista O Mecânico.
De volta a história, em 1971, o GS ganhou novas variantes: a Break, com cinco portas e porta-malas de 710 litros, e a Service, voltada para transporte comercial. Atualmente, o C3 Aircross de sete lugares é o modelo da marca que leva mais carga, visto que pode carregar até 1.080 litros com bancos rebatidos, já a versão de cinco lugares leva até 493 litros, o que é um pouco maior do que o Basalt, que tem capacidade de 490 litros.
Por sua vez, a configuração Service tinha duas configurações, Vitrée, com laterais envidraçadas, e Tolée, com estrutura metálica, o que rendeu o título de “Carro Europeu do Ano” em 1971 e alcançou cerca de 2,5 milhões de unidades produzidas até 1986. Hoje, o carro mais vendido da marca é o Basalt com mais de 2,9 mil unidades emplacadas neste ano. O SUV cupê é seguido pelo C3, que neste ano teve mais de 1,9 mil unidades negociadas. O C3 Aircross teve 994 unidades comercializadas entre janeiro e fevereiro, segundo a Fenabrave.
Citroën SM
Projetado sob a liderança de Robert Opron, o Citroën SM combinava o desempenho de um Gran Turismo com a dirigibilidade refinada da suspensão hidropneumática autonivelante. O coração do modelo era o motor V6 Maserati de 2.7 litros, que entregava até 180 cv, permitindo ao modelo superar os 220 km/h.
Entre as inovações, o SM trazia direção hidráulica progressiva Diravi, que ajustava a assistência conforme a velocidade, e freios a disco nas quatro rodas. Seu coeficiente aerodinâmico de 0,26 maximizava eficiência e desempenho. O modelo atraiu clientes renomados como Johan Cruyff, ex-jogador de futebol holandês e do Barcelona, Jay Leno, comediante norte-americano e Daniel Craig, ator conhecido por interpretar o James Bond.
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