Lançado HOJE (21)! Trabalhador CLT já pode solicitar o seu consignado

R$ 1 milhão na conta? Contribuintes deste estado que quitarem o IPTU até 31 de março podem ganhar prêmio

O presidente Lula anunciou no dia 12 de março, o lançamento do programa Crédito do Trabalhador, que introduz o crédito consignado do trabalhador CLT. A novidade permitirá que todos os trabalhadores com registro em carteira tenham acesso a essa linha de crédito.

Lançado HOJE (21)! Trabalhador CLT já pode solicitar o seu consignado. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A partir desta sexta-feira, 21 de março, o crédito consignado do trabalhador CLT estará disponível, oferecendo novas opções financeiras para os profissionais do setor privado. A medida visa facilitar o acesso ao crédito com condições mais acessíveis e juros menores.

O consignado do trabalhador CLT será oficializado em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará uma Medida Provisória (MP) para viabilizar a nova linha de crédito.

Embora a MP tenha efeito imediato após a publicação, sua validade depende da aprovação do Congresso em até 120 dias. O consignado do trabalhador CLT oferece juros mais baixos que os empréstimos comuns, com desconto direto na folha de pagamento.

Como funcionará o consignado do trabalhador CLT?

O consignado do trabalhador CLT permitirá acesso facilitado a opções de crédito por meio do aplicativo Trabalho Digital. Ao autorizar o compartilhamento de dados, como CPF, salário disponível e tempo de serviço, os trabalhadores poderão visualizar ofertas de bancos privados.

As propostas de crédito ficarão disponíveis em até 24 horas após a autorização. As taxas de juros devem ser, em média, 2%, mas podem variar conforme o perfil de risco de cada solicitante, garantindo mais liberdade na escolha da melhor condição.

Empréstimo consignado: tudo o que você precisa saber antes de contratar o empréstimo

O empréstimo consignado é uma opção popular entre aqueles que buscam taxas de juros mais baixas, já que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento. Essa modalidade oferece maior segurança ao credor, tornando-a uma alternativa atraente para quem tem renda fixa, como aposentados e servidores públicos.
Confira!

X

Empréstimo consignado: tudo o que você precisa saber antes de contratar o empréstimo

Confira!

Consignado do trabalhador CLT visa reduzir endividamento 

O consignado do trabalhador CLT tem como principal objetivo ajudar a combater o superendividamento. Com essa medida, os trabalhadores poderão substituir dívidas com altos juros por opções de crédito mais acessíveis.

A partir de 25 de abril, aqueles que já possuem empréstimos poderão procurar bancos para transferir suas dívidas para as novas condições oferecidas pelo consignado. O consignado do trabalhador CLT contará com garantias para oferecer mais segurança aos bancos e juros menores aos trabalhadores. 

O modelo permitirá o uso de até 10% do saldo do FGTS como garantia para a operação de crédito. Além disso, em caso de demissão, será possível utilizar até 100% da multa rescisória para cobrir o saldo devedor do consignado do trabalhador CLT.

 

Laura AlvarengaLaura Alvarenga

Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia – MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.

O post Lançado HOJE (21)! Trabalhador CLT já pode solicitar o seu consignado apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.