Material Escolar: Pesquisa mostra aumento de 500% no preço dos itens escolares

Material Escolar: Pesquisa mostra variação de 500% no preço dos itens escolares

Pesquisa feita pelo Procon apontou que o material escolar teve aumento com variação de 500% em diversos itens. Com o início do ano letivo se aproximando a compra dos itens acaba sendo inevitável. Veja o que subiu e como economizar.

Material Escolar: Pesquisa mostra variação de 500% no preço dos itens escolares
(Imagem: FDR)

Em fevereiro centenas de crianças, adolescentes e jovens retornam das férias. Assim a tendência é de maior buscar pelos itens do material escolar. Infelizmente neste ano os pais ou responsáveis vão precisar gastar mais nessas compras. O aumento do preço é real e a variação chega a 500% entre as papelarias.

É isso que aponta o PROCON Sarandi, que realizou uma pesquisa no dia 28 de janeiro em 7 livrarias.

Material escolar mais caro

A pesquisa analisou o preço de itens recorrentes nas listas escolares, como cadernos, apontadores de lápis, borrachas, entre outros. O resultado apontou para variações consideráveis nos preços.

O preço de uma caixa de lápis de cor com 12 cores chegou a impressionantes 528,93% de diferença. Sendo encontrada com preço mínimo de R$ 3,49 e máximo de R$ 21,95, informa o Procon de Sarandi.

Os resultados encontrados mostram para a necessidade de pesquisar antes de comprar, só assim o consumidor consegue economizar.

Matrícula 2025: saiba onde consultar

Confira!

X

Matrícula 2025: saiba onde consultar

Confira!

Variação de 500% nos itens escolares

Confira a pesquisa abaixo:

Dicas para economizar na compra do material escolar

A primeira grande dica é pesquisar e pesquisar, coloque aquela roupa confortável e se prepare para ir de papelaria em papelaria. Enquanto faz isso, compare os preços, vale ir anotando mesmo, para algumas pessoas uma planilha pode ser interessante.

Fuja dos materiais com personagens, eles são patenteados e por isso acabam saindo mais caro para o consumidor.

“Oriento os pais e responsáveis a serem atenciosos na escolha dos materiais escolares, pois itens de marcas patenteadas, com personagens e personalidades famosas, geralmente são muito mais caros, e aumentam consideravelmente o custo da lista de materiais, orienta o advogado Emerson Rogério Farias, coordenador do PROCON SARANDI.

Se possível, escolha fazer as compras em atacado, assim vale reunir a família e ouros pais para conseguir descontos na compra de muitos itens. Ah, confira sempre se a papelaria oferece descontos para o pagamento à vista, em quantas vezes o valor pode ser parcelado e se há cobrança adicional para isso.

A compra dos livros didáticos, para quem estuda em escola particular, o que mais pesa no orçamento. Existem duas formas de economizar, a primeira é trocando os livros ou comprado diretamente de pais de alunos da mesma escola.

E a segunda é ir até um sebo e procurar o livro desejado. Nas duas situações você pode ter um problema pela frente: terá que apagar todas as respostas feitas pelo dono anterior.

Vale também reaproveitar o que foi pouco usado no ano anterior, as borrachas são um exemplo clássico dessa situação, dificilmente você consegue chegar ao fim de uma. As canetas e lápis, inclusive de cor, em bom estado também podem ser usadas novamente.

Por último, mas não menos importante, itens de uso coletivo não podem fazer parte da lista de material escolar, apesar de muitas escolas insistirem em pedi-los.

Apareceu papel higiênico, álcool, pincel para quadro branco ou itens que seu filho não vai usar de forma individual, não compre, isso é responsabilidade da escola.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o Auxílio Material Escolar, que vai cobrir os gastos dos itens escolares, descubra agora se você tem direito.

Descubra como pedir o axílio material escolar, assista ao vídeo abaixo:

Jamille NovaesJamille Novaes

Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.

O post Material Escolar: Pesquisa mostra aumento de 500% no preço dos itens escolares apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.