Teste Fiat Argo Endurance: a volta ao top 3 dos hatches?

Motor 1.3 Firefly mantém receita do Argo Trekking, porém com visual mais sóbrio e preço mais baixo
Texto: Vitor Lima
Fotos: Marcos Camargo Jr.
Com a missão de substituir os modelos Bravo, Palio e Punto, o Fiat Argo foi lançado no meio do ano de 2017. O hatch tinha pela frente concorrentes como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, que foram respectivamente os três mais vendidos naquele ano. Com o tempo o polivalente da Fiat ocupou diferentes posições a ganhou mais uma; o Argo Endurance que a revista Carro testou na última semana.
Quando lançado o Argo tinha sete versões diferentes e três opções de câmbio disponíveis, com preços que partiam de R$ 46 mil até R$ 70 mil reais para versão topo de linha. Em seu primeiro ano a Fiat vendeu 27.925 unidades do Argo.

 
 
Para o ano de 2024, a Fiat conseguiu posicionar 3 modelos no top 10 carros mais vendidos, ocupando o primeiro lugar com a Strada, a quinta colocação para o Argo e em nono lugar esteve o Fiat Mobi.
Com 91.139 unidades vendidas, o Fiat Argo se posicionou em quarto lugar entre os hatchs, com a forte concorrência do Volkswagen Polo (144.684), Chevrolet Onix (97.503) e Hyundai HB20 (97.079).
Hoje, a linha Argo oferece 6 versões com duas motorizações e duas opções de câmbio para o consumidor, além de estrear a nova versão Endurance. Mas, será que isso é o suficiente para aumentar as vendas e alcançar o top 3 de 2025?

Motorização
O motor é o quatro cilindros 1.3 Firefly, com 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque, já conhecido do consumidor que também está presente em outros modelos da montadora.
Durante as acelerações é possível notar que o motor se comporta bem em conjunto com o câmbio manual, mas um detalhe que chama atenção fica para o escalonamento das marchas, no qual a estratégia aplicada é para obtenção de maior torque nas três primeiras marchas com trocas mais “cedo” e ajuda no consumo de combustível para as marchas adiante.

Consumo
Ao todo, rodamos mais de 530 km com o Fiat Argo Endurance e, em nossos testes, o hatch alcançou 12,5 km/l em uso urbano. Para o uso rodoviário a média ficou em 15 km/l. No uso misto, combinando trechos urbanos e rodoviários, ficou estabelecido 13,5 km/l. Vale lembrar que essas médias foram obtidas com o veículo abastecido com gasolina.

Impressões ao dirigir
Mesmo com altura do solo mais elevada que o comum em hatches, com 186 mm do solo, a direção elétrica progressiva com o sistema de suspensão proporcionam boa condução do Argo. Os pneus de uso misto se comportam bem no asfalto e não prejudicam a estabilidade do hatch, assim como o controle de tração também ajuda nesse quesito.
Entre os sistema de auxilio a condução, está presente o Hill Holder, que ajuda a manter o veículo parado em situação de aclive, mas por apenas 3 segundos. Os conjunto de iluminação dos faróis são halogenos, dispensando o uso de LED até para o DRL.

Cores
Incluso no preço inicial do hatch está a cor sólida Preto Vulcano, as demais cores sólidas Branco Banchisa e Vermelho Montecarlo acrescem o valor em R$ 990,00. Para as cores metálicas Prata Bari e Cinza Silverstone o consumidor terá R$ 1.990 de acréscimo.
Pack Comfort
Caso o interessado no Argo Endurance deseje a multimídia central com espelhamento para Android Auto e Apple Carplay com fio, será necessário adquirir o pacote Pack Comfort, que também inclui farol de neblina, sensor de estacionamento, volante multifuncional e entrada de carregamento USB tipo A. O pacote tem valor de R$ 4.990.

Vale a pena?
O Argo Endurance 1.3 manual tem um bom conjunto entre os seus concorrentes com motor aspirado, e o valor inicial de R$89.990 que é o mesmo da versão de entrada da linha Argo com motor 1.0, pode ser um bom atrativo para quem deseja um hatch com um pouco mais de desempenho se comparado com as versões de entrada dos concorrentes que oferecem motores 1.0.
Rivais como Hyundai HB20 1.0 manual tem preço a partir de R$ 82.890, Chevrolet Onix 1.0 LT manual sai por R$ 89.900 e o Volkswagen Polo Track 1.0 MPI parte de R$ 92.990.
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