Governo faz comunicado urgente para reduzir custos dos alimentos ainda em 2025

Governo faz comunicado urgente para reduzir custos dos alimentos ainda em 2025

A alta enfrentada nos preços dos alimentos na última semana tem gerado preocupação entre a população brasileira. Com o objetivo de enfrentar a questão e reduzir o custo dos alimentos ainda em 2025, o Governo Federal anunciou nesta semana que deverá tomar medidas para diminuir o impacto dos alimentos na vida financeira dos brasileiros.

CapGoverno faz comunicado urgente para reduzir custos dos alimentos ainda em 2025. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)ion

Para definir qual medida será tomada, o Governo Lula realizou uma reunião nesta semana para avaliar quais pontos podem ser enfrentados. Entre as medidas estudadas para reduzir os custos dos alimentos em 2025, uma das opções é a redução das tarifas de importação. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a redução dos custos poderá ajudar a baratear os alimentos.

ALIMENTAÇÃO

Secas elevam preço do café

Clima impacta no preço dos alimentos básicos
Ver condições

X

Secas elevam preço do café

Ver condições

Além disso, o Governo Lula definiu que também deverá focar no estímulo da produção local. Como esse tipo de produto não paga impostos por importação, o aumento desse tipo de produção também poderá trazer alívio para o bolso dos brasileiros. Atualmente, de acordo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, alguns estudos já estão sendo realizados para garantir a equivalência com os preços internacionais.

“O preço se forma no mercado, o mercado é competitivo. Se nós tornamos mais barato a importação desses produtos, vão ter vários fatores econômicos do mercado importando esses produtos, porque tem uma diferença de preço e, portanto, vão enxergar um lucro a ganhar. Vão importar e ajudar a baixar o preço do produto interno, pelo menos, ao preço internacional”, afirmou o ministro logo após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

Estímulo da produção nacional para reduzir os custos dos alimentos:

  • A principal medida a ser tomada será no incentivo da produção agrícola local;
  • Para tal, será dada uma atenção especial às políticas públicas e recursos já existentes;
  • O foco será nos alimentos que chegam à mesa da população e são mais consumidos pelos brasileiros;
  • A perspectiva é de que, com o clima favorável previsto para esse ano, a produção deverá registrar um aumento de 8% a 10% em 2025;
  • Com essas medidas, os brasileiros deverão contar em breve com um alívio nas contas mensais.

Confira outras informações sobre um importante benefício disponível para os brasileiros neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França:

 

Danielle SantanaDanielle Santana

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.

O post Governo faz comunicado urgente para reduzir custos dos alimentos ainda em 2025 apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.