Yep Plus, Dolphin Mini ou T03: Qual é o melhor elétrico popular? Confira o Comparativo

Mercado brasileiro receberá os populares eletrificados da GM e da Stellantis neste ano para brigar com o veículo de entrada da BYD

Fotos: BYD, Leapmotor, GM/Divulgação
No passado, Fiat Uno e Volkswagen Gol disputavam a liderança de vendas no Brasil entre os populares. Pois bem, alguns anos despois a briga será entre carros populares chineses 100% elétricos pelo favoritismo dos brasileiros. De um lado está o BYD Dolphin Mini, lançado no início do ano passado. Do outro, o Leapmotor T03, que é um modelo do grupo Stellantis e, também, já é testado nas ruas de Minas Gerais e será lançado neste ano. Agora, entra na disputa o Yep Plus, que é um chinês trazido pela GM, irá ampliar o leque de opções no segmento. Com esse panorama, a Revista Carro traz um comparativo dos modelos usando números de potência, autonomia, equipamentos e medidas.

Medidas – Yep Plus é o maior dos três
O BYD Dolphin Mini adota traços da linha Ocean, com faróis angulosos, para-choque pontiagudo e traseira com ampla lanterna. O Leapmotor T03 tem design mais arredondado, semelhante a modelos da Fiat. Já o Yep Plus traz características de um SUV compacto, com linhas mais robustas, que conferem uma sensação de um porte superior.

Em termos de dimensões, o Yep Plus se destaca como o maior: 3,99 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,73 m de altura. O Dolphin Mini, por sua vez, mede 3,78 metros de comprimento, 2,50 metros de entre-eixos, 1,71 metros de largura, 1,58 metros de altura e porta-malas de 230 litros. O Leapmotor T03 é o menor: 3,62 metros de comprimento, 2,40 metros de entre-eixos, 1,59 metros de largura, 1,65 metros de altura e 210 litros de porta-malas.

Autonomia – Disputa equilibrada
Na China, os números oficiais mostram que o Leapmotor T03 e o Yep Plus têm autonomias similares, com 403 km e 400 km, respectivamente. Claro, sempre no padrão chinês, uma vez que ainda não há dados do Inmetro. O Dolphin Mini é anunciado com 405 km no ciclo chinês CLTC, mas, no Brasil, a autonomia homologada pelo Inmetro é de 280 km, com desempenho prático que supera os 300 km.

O Yep Plus utiliza baterias de íons de lítio com capacidade de 41,9 kWh, enquanto o Leapmotor T03 possui bateria LFP de 41,3 kWh e o Dolphin Mini utiliza a Blade LFP de 38 kWh. Na prática, essas diferenças são mínimas para o consumidor comum.

Motorização elétrica – Leapmotor é mais potente
O Leapmotor T03 lidera em potência, com um motor de 107 cv e 16,1 kgfm de torque. Em seguida, o Yep Plus, com seu motor elétrico traseiro de 101 cv e velocidade máxima de 150 km/h. O Dolphin Mini é o menos potente, equipado com um motor de 75 cv e 13,5 kgfm de torque.

Central multimídia – Yep terá telas maiores
Em termos de tecnologia, o Leapmotor T03 e o Dolphin Mini contam com centrais multimídia de 10,1 polegadas. O painel do Leapmotor é digital de 8 polegadas, enquanto o Dolphin Mini possui um painel de 7 polegadas. A central do Dolphin tem o diferencial de ser giratória. Já o Yep Plus deve adotar o padrão com duas amplas telas de 10,25 polegadas para painel de instrumentos e central multimídia. Claro, a do modelo da BYD é giratória, o que é um outro diferencial.

Preço e mercado – Yep Plus promete ser competitivo
O BYD Dolphin Mini é vendido a partir de R$ 118.800 na versão para quatro lugares e R$ 119.800 para cinco lugares. O Leapmotor T03 ainda não teve preços anunciados no Brasil, mas espera-se que se alinhe ao modelo da BYD, assim como o Yep Plus, que aqui no Brasil pode adotar o nome de Spark.

No mercado brasileiro, os três enfrentarão outros rivais elétricos como o JAC E-JS1 (R$ 126.900), Caoa Chery iCar (R$ 119.990) e Renault Kwid E-Tech (R$ 139.990), este último deve ganhar um novo visual neste ano. Inclusive, já foi flagrado rodando no Brasil.

The post Yep Plus, Dolphin Mini ou T03: Qual é o melhor elétrico popular? Confira o Comparativo appeared first on Revista Carro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.