Google perdeu chance de ser líder em IA ao proteger monopólio da Busca, segundo criador do Gmail

O Google é uma das empresas que mais investiram em ampliar suas capacidades de inteligência artificial desde o lançamento do ChatGPT. No entanto, Paul Buchheit, criador do Gmail, disse em entrevista a um podcast do Y Combinator que a empresa contava com todas as ferramentas para ser líder em IA, mas acabou perdendo sua visão de negócios.

Quando os cofundadores da empresa — Larry Page e Sergey Brin — a lançaram em 1998, eles a imaginaram com uma grande capacidade em processamento e serviços de IA, segundo Buchheit, que foi um dos primeiros funcionários do Google. No entanto, a empresa tomou caminhos diferentes quando se reorganizou sob a Alphabet em 2015.

Um dos entrevistadores destaca que, ao longo dos anos, o Google reuniu todas as peças necessárias para se tornar a maior empresa de inteligência artificial — grandes volumes de dados, recursos computacionais e talentos de alto nível. Então, indagou o porquê de uma das empresas mais valiosas do mundo não ter obtido o mesmo sucesso de rivais.

Clique aqui para ler mais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.