Renan Filho Celebra Renomeação da BR-381 como ‘Rodovia da Vida’ em Cerimônia ao Lado de Lula

Hoje rebatizamos a 381 como ‘rodovia da vida’”, comemora Renan Filho durante assinatura de concessão da BR-381/MG, ao lado de Lula
Cerca de 4 milhões de mineiros serão beneficiados e mais de 83 mil empregos serão gerados; investimento na rodovia chega a R$ 10 bilhões
Depois de décadas de espera, a população mineira vê, finalmente, nascer um novo capítulo na história da popularmente chamada “rodovia da morte”. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou, na última quarta-feira (22), o contrato de concessão da BR-381/MG, que contará com um investimento de cerca de R$ 10 bilhões.
Durante a cerimônia, Renan Filho não escondeu sua satisfação: “Hoje a BR-381 foi rebatizada, deixa de ser a ‘rodovia da morte’. Vamos colocar toda ela em obras. Corrigimos o projeto, mitigamos riscos, estamos ampliando o investimento na rodovia.” A assinatura do contrato vai beneficiar aproximadamente 3,7 milhões de pessoas que vivem na região, além dos cerca de 25 mil veículos que transitam diariamente pela estrada.
O presidente Lula recordou suas primeiras experiências na BR-381: “A minha primeira viagem pela BR-381 foi em 1979. Conheço bem a angústia do povo mineiro em relação a essa rota. Prometi que iríamos transformar essa rodovia, que ela se tornaria a ‘rodovia da vida’.” O trecho sob concessão abrange 303,4 quilômetros entre Belo Horizonte e Governador Valadares, incluindo 21 cidades.
O contrato, que terá a duração de 30 anos, promete não apenas aumentar a segurança na via, mas também impulsionar a economia local, com a previsão de gerar cerca de 84 mil empregos, entre postos diretos, indiretos e efeito renda. “Em 2024, realizamos quatro leilões de rodovias mineiras, que representam um investimento direto de R$ 20 bilhões em Minas Gerais. Este será o maior volume de investimentos em infraestrutura de transportes do estado”, afirmou Renan Filho.
Próximas etapas
A concessionária Nova 381, responsável pela gestão do trecho, iniciará em breve a execução do “Plano de 100 dias”, que prevê um pacote de melhorias prioritárias, que inclui intervenções no pavimento, roçagem da faixa de domínio e limpeza das pistas, entre outras tarefas.
O presidente Lula ressaltou a nova abordagem das concessões no Brasil. “O Brasil estava acostumado com concessões em que os governadores praticamente vendiam as rodovias para empresários, que repassavam o valor pago para os pedágios. O objetivo principal agora é beneficiar o usuário e baratear o preço dos pedágios”, enfatizou.
A concessão da BR-381/MG incluirá ainda um robusto pacote de obras estruturais. Entre elas estão a duplicação de 106 quilômetros de rodovia, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais e a correção de 51 pontos críticos. Além disso, serão instalados 20 passarelas para pedestres e recuperadas outras três, com a construção de um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, que contará com suporte médico e mecânico emergencial. O pedágio, por sua vez, só será cobrado um ano após o início das obras.
Perguntas e Respostas

Por que a BR-381/MG era chamada de “rodovia da morte”?

A BR-381/MG recebeu esse nome devido ao alto número de acidentes graves ao longo de sua extensão, especialmente nos trechos mais críticos. A nova concessão visa transformar essa realidade.

Qual é o investimento previsto para a recuperação da BR-381/MG?

O investimento total para a recuperação e melhoria da rodovia é de aproximadamente R$ 10 bilhões.

Quantas cidades serão beneficiadas pela concessão da BR-381/MG?

A concessão da BR-381/MG abrange 21 cidades, impactando diretamente a vida de aproximadamente 3,7 milhões de mineiros.

Quando o pedágio começará a ser cobrado na BR-381/MG?

O pedágio na BR-381/MG será cobrado um ano após o início das obras de recuperação.

Quantos empregos serão gerados com a nova concessão da BR-381/MG?

Estima-se que a concessão da BR-381/MG irá gerar em torno de 84 mil empregos novos, incluindo diretos e indiretos.

FontePara mais notícias continue acompanhando o TecMania.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.