Ministério da Saúde Implementa Sala de Situação para Combate a Arboviroses no Amapá

Ministério da Saúde apoia estruturação de Sala de Situação para arboviroses no Amapá
Na última sexta-feira (17), o Amapá recebeu a comitiva do Centro de Operações de Emergência para Dengue e Outras Arboviroses, ativado pelo Ministério da Saúde, como parte das estratégias de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A equipe se reuniu com gestores e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Amapá (SESA) para dar início à estruturação de uma Sala de Situação, um espaço destinado ao monitoramento e resposta rápida a arboviroses, como dengue, Zika e chikungunya.
De acordo com a Secretaria, entre 15 de dezembro de 2024 e 11 de janeiro de 2025, o estado registrou 30 casos notificados de dengue. Neste contexto, duas cidades do Amapá apresentam clima favorável para a transmissão do mosquito, segundo dados do InfoDengue.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do trabalho preventivo e as medidas simples adotadas pela população: “Desde o lançamento do Plano de Ação contra a Dengue, priorizamos ações de prevenção, reforçando que prevenir é sempre melhor do que remediar.”
Com o COE ativado em 9 de janeiro, busca-se garantir respostas rápidas às necessidades emergenciais dos estados. O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, Edenilo Baltazar Barreira Filho, explicou que essa sala vai fornecer uma resposta mais ágil no combate a essas doenças. Ele também comentou sobre ações anteriores, como capacitação de 401 municípios ao longo de 2023 e 2024, visando melhorar a vigilância e a resposta a emergências.
Adicionalmente, várias ações de mobilização e conscientização estão sendo realizadas, incluindo a distribuição de mais de 3 milhões de testes rápidos para a detecção da dengue, garantindo uma conduta clínica rápida e adequada. O Governo Federal já investiu mais de R$ 1,5 bilhão no controle da dengue, incluindo a aquisição de vacinas e insumos laboratoriais, além de promover iniciativas de mobilização junto à população.
O controle das arboviroses depende também da participação da população. Eliminar criadouros do mosquito é primordial, já que 75% dos focos estão dentro das residências. Caso sintoma como febre e dores no corpo sejam observados, a busca por atendimento médico é fundamental.
Perguntas e Respostas Frequentes:

O que é uma Sala de Situação?

A Sala de Situação é um espaço dedicado ao monitoramento e à resposta a emergências em saúde, permitindo uma resposta rápida a surtos de arboviroses como a dengue.

Quais arboviroses estão sendo monitoradas no Amapá?

As principais arboviroses em monitoramento são dengue, Zika e chikungunya.

Qual foi o número de casos de dengue registrados no Amapá recentemente?

Entre 15 de dezembro de 2024 e 11 de janeiro de 2025, foram registrados 30 casos notificados de dengue.

Como a população pode ajudar no controle da dengue?

A população pode ajudar eliminando criadouros do mosquito, já que 75% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências.

Que investimento foi feito pelo Governo Federal no combate à dengue?

O Governo Federal destinou mais de R$ 1,5 bilhão no controle da dengue, o que inclui a aquisição de vacinas, insumos laboratoriais e mobilização da população.

FontePara mais notícias continue acompanhando o TecMania.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.