Coluna do Gadotti: decisão favorável ao Veleiros da Ilha e volta de tapeçaria de Tirelli são destaques

IATE CLUBE VELEIROS DA ILHA
A Justiça Federal de Santa Catarina deu ganho de causa ao Veleiros da Ilha em processo movido pelo Ministério Público Federal que pretendia a demolição de parte da estrutura da sede oceânica, em Canajurê. O juiz Marcelo Krás Borges negou todos os pedidos feitos pela até então procuradora da República Analúcia Hartmann. O processo agora está no Tribunal Regional Federal da 4a Região, que julga recurso do MPF. Iniciado, o julgamento, contou com voto do relator favorável à demolição da rampa de acesso aos barcos e o trapiche – estrutura náutica de uso e utilidade pública, extremamente necessária -, mas, após voto vista discordante, o resultado parcial é favorável ao clube para manutenção das edificações com as necessárias regularizações. O placar está em 2 a 1 e faltam os votos de dois desembargadores federais. O Iate Clube foi defendido da tribuna pelo advogado Lucas Dantas Evaristo de Souza, que representa o escritório Buzaglo Dantas.

TAPEÇARIA DO AEROPORTO
Criada em 1976, a tapeçaria de Tirelli que ficava no Aeroporto Hercílio Luz vai ficar exposta permanentemente no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, a partir desta sexta-feira (17). A obra, que retrata a tradição e a cultura da Ilha de SC, passou por um trabalho técnico minucioso de restauração depois de voltar a Santa Catarina – desde a desativação do antigo terminal do Carianos, estava com a Infraero. Depois da abertura da exposição, o público vai conferir a estreia do projeto Música em Trânsito no Museu, que terá uma atração musical toda sexta-feira, às 19h. Na primeira edição, um concerto de Alberto Heller.

ELEIÇÕES SUSPENSAS
Em análise de recurso apresentado pela presidência da Câmara de Garopaba, o Tribunal de Justiça de SC suspendeu os efeitos da decisão de primeira instância que determinava nova eleição para a mesa diretora. O mandado de segurança impetrado pelos vereadores da bancada de oposição Rodrigo de Oliveira, Atanasio Gonçalves Filho, Rogério Linhares e Felippe de Souza sustenta que não foi cumprido o princípio da proporcionalidade partidária. O processo segue na Justiça até o julgamento do mérito.

ADJUNTOS
Dois secretários do governo Topázio continuam nas mesmas secretarias, só que agora como adjuntos. Aníbal González na Assistência Social, agora comandada por Bruno Souza, e Eduardo Gutierres, que foi mantido na Educação na gestão do novo titular, Thiago Peixoto.

O post Coluna do Gadotti: decisão favorável ao Veleiros da Ilha e volta de tapeçaria de Tirelli são destaques apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.