Receita Federal emite comunicado importante sobre taxa do pix em 2025; confira

Nova fiscalização do PIX vai gerar imposto extra? Descubra o que é verdade e mentira

Um anúncio realizado no início deste ano pela Receita Federal trouxe preocupação para muitos contribuintes brasileiros. Isso porque o aviso do aumento do rastreio das movimentações financeiras realizadas pelos cidadãos deixou alguns brasileiros apreensivos. Para ajudar a tirar dúvidas sobre o caso, a Receita Federal emitiu um importante comunicado.

Receita Federal emite comunicado importante sobre taxa do pix em 2025; confira. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O anúncio está relacionado ao comunicado sobre o aumento da fiscalização das transações financeiras via PIX ou por meio do cartão de crédito. A partir deste ano, as instituições financeiras serão obrigadas a realizar o comunicado de transferências que ultrapassem o valor de R$ 5 mil.

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, a regra é válida para transações realizadas por pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas, o valor a ser rastreado é a partir de R$ 15 mil. Vale lembrar que esse total diz respeito a movimentação realizada durante todo o mês. Ou seja, será levada em consideração a soma dos valores.

Você sabia?

Novas regras do PIX

Entenda o que a Receita Federal vai monitorar
Ver condições
*Você permanecerá no site atual

X

Novas regras do PIX

Ver condições
*Você permanecerá no site atual

Atualmente, o comunicado já é realizado pelos bancos. A nova regra criada pela Receita Federal amplia essa obrigação também para outras instituições financeiras como carteiras digitais. A medida foi criada como forma de reduzir a sonegação de impostos no Brasil.

No entanto, algumas notícias sobre a criação de uma suposta taxa do PIX também começaram a circular nos últimos dias. Para tirar as dúvidas sobre o caso, a Receita Federal emitiu nesta semana uma nota detalhando as novas regras. 

Taxa do PIX vai existir em 2025?

  • Segundo a Receita Federal, não será criada nenhuma taxa para o uso do PIX;
  • Dessa forma, as transações poderão continuar a ser feitas de forma gratuita;
  • Vale lembrar que em alguns casos específicos a cobrança pode ser realizada caso o cliente ultrapasse o limite de usos por mês ou utilize uma conta jurídica;
  • No entanto, essa cobrança existe desde a criação do PIX e já é aplicada;
  • Segundo o Ministério da Fazenda, as novas regram “não implicam qualquer aumento de tributação”.

 

Danielle SantanaDanielle Santana

Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.

O post Receita Federal emite comunicado importante sobre taxa do pix em 2025; confira apareceu primeiro em FDR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.