Ministério das Comunicações doa 772 computadores ao Distrito Federal através do Programa ‘Computadores para Inclusão’ em 2024

Inclusão Digital em Foco: Programa “Computadores para Inclusão” Avança no Distrito Federal
Em um esforço contínuo para promover a inclusão digital no Brasil, o Ministério das Comunicações realizou 772 doações de equipamentos eletrônicos ao Distrito Federal ao longo de 2024, por meio do programa “Computadores para Inclusão”. As doações foram distribuídas em 73 pontos de inclusão digital, com a maioria das iniciativas implementadas em escolas, beneficiando diretamente os jovens que buscam formação em tecnologia.
Os centros de recondicionamento de computadores (CRC) desempenham um papel fundamental neste programa, não apenas oferecendo equipamentos, mas também realizando capacitações. Neste último ano, 459 jovens participaram de seis cursos focados na formação em informática e na manutenção de computadores e celulares, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e digitalizado.
“Estamos muito orgulhosos do programa Computadores para Inclusão, pois ele não só dá uma nova vida a equipamentos que poderiam ser descartados, como também oferece capacitação profissional a jovens e adultos, promovendo, assim, a inclusão digital, especialmente em áreas de difícil acesso”, afirma Juscelino Filho, ministro das Comunicações. Ele enfatiza que a ampliação do programa foi uma prioridade desde o início de sua gestão.
Desde sua criação em 2010, o programa já doou mais de 53 mil computadores a 1.078 municípios, resultando na criação de 4.003 pontos de inclusão digital. Com um panorama otimista, a previsão é de que até o final de 2026, o programa atinja a marca de 60 mil computadores doados. Este crescimento é acompanhado pela realização de mais de 215 cursos ao longo dos últimos anos, capacitando mais de 46,7 mil alunos para a era digital.
Um dos principais focos do programa é atender à população em locais de difícil acesso, como comunidades quilombolas, aldeias indígenas, áreas rurais e associações de moradores. Em dezembro passado, uma nova rodada de editais foi lançada para expandir esses centros CRCs por todo o Brasil, com o objetivo de garantir que a inclusão digital chegue a todos os estados e ao Distrito Federal.
Perguntas Frequentes

O que é o programa “Computadores para Inclusão”?
O programa é uma iniciativa do Ministério das Comunicações que visa promover a inclusão digital por meio da doação de equipamentos recondicionados e capacitação em tecnologia.

Quantos computadores já foram doados desde a criação do programa?
Desde 2010, o programa já doou mais de 53 mil computadores a municípios em todo o Brasil.

Qual o objetivo dos centros de recondicionamento de computadores (CRC)?
Os CRCs são espaços destinados ao recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, além de oferecer cursos de capacitação em informática e descarte correto de resíduos eletrônicos.

Quem pode participar dos cursos oferecidos pelo programa?
Os cursos são abertos a jovens e adultos, prioritariamente aqueles que residem em áreas de difícil acesso, como comunidades indígenas, quilombolas e rurais.

Qual a expectativa de crescimento do programa até 2026?
O programa tem como meta alcançar a marca de 60 mil computadores doados até o final de 2026, ampliando ainda mais o acesso à tecnologia no Brasil.

FontePara mais notícias continue acompanhando o TecMania.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.