CEO da X Confronta Grandes Anunciantes em Ação Judicial por Boicote – Reivindicações Expostas em Carta Aberta

A recente batalha legal promovida pela X, a plataforma que ganhou notoriedade como o antigo Twitter, marca um novo episódio de tensão entre a gigante das redes sociais e o setor publicitário. Uma ação judicial foi apresentada contra a Global Alliance for Responsible Media (GARM) e a World Federation of Advertisers (WFA), além de várias outras grandes empresas. A X acusa estas organizações de promoverem um boicote publicitário que resultou em perdas bilionárias de receita para a plataforma.
A disputa tem origem em conclusões de um relatório do Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos EUA, que apontou para o que seria um boicote coordenado com o propósito de silenciar a X e outras companhias. De acordo com o relatório, a GARM e seus afiliados teriam se mobilizado para boicotar e aplicar táticas de desmonetização que restringem as opções dos consumidores e impactam negativamente o mercado de ideias.
Acusações de boicote sistemático ganham destaque na luta legal da X contra grandes anunciantes
Uma vigorosa carta aberta da CEO da X, Linda Yaccarino, trouxe luz às alegações. Yaccarino teceu críticas à GARM e suas empresas associadas por conduzirem um “boicote ilegal sistemático” que afeta profundamente a plataforma. Ela ressaltou o papel da X como uma “praça global” para o debate de ideias e denunciou os efeitos negativos do boicote sobre os utilizadores e a livre disseminação de informação.
A executiva utilizou a imagem da “Global Town Square” para expressar como a comunidade — que inclui entusiastas do esporte, gamers, jornalistas, ativistas, pais, além de líderes políticos e empresariais — foi prejudicada pela ação dos anunciantes.
A ação judicial mira especificamente empresas como CVS Health, Mars, Orsted e Unilever, acusando-as de práticas antitruste. A X argumenta que, mesmo implementando medidas para atender às demandas dos anunciantes em termos de segurança, o boicote continuou.
Yaccarino salientou que a X cumpriu e superou as expectativas criadas pelos anunciantes e por grupos como o GARM para o desenvolvimento de novas ferramentas de segurança e qualidade na plataforma. “Comprovamos que nossa plataforma oferece aos anunciantes um caminho seguro, eficiente e efetivo para promover suas marcas e alcançar o público desejado”, afirma.
Além disso, a CEO destacou o crescimento e o engajamento dos usuários na X, relatando como a plataforma continua a florescer mesmo diante do boicote. “Desde que assumi as rédeas da X, foquei em nutrir uma plataforma onde indivíduos, marcas e anunciantes possam crescer em um ambiente único, dinâmico e seguro”, declarou Yaccarino. O comprometimento, mesmo diante do boicote, se refletiu em um engajamento de usuário que alcançou patamares recordes.

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