Coluna do Gadotti: alerta sobre superlotação na Ilha do Campeche e outros destaques

Ilha do Campeche: limite é de 800 visitantes por dia. Foto: Allan Carvalho, divulgação

Documento enviado no início de janeiro pelo Instituto Ilha do Campeche ao Iphan-SC, ao Ministério Público Federal e à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública alertou para a superlotação, desembarques não autorizados e atividades comerciais não regulamentadas no patrimônio natural.

Andreodara Schmitt, presidente do instituto, relatou que há um “aumento expressivo da presença de transportadores não autorizados (não signatários do TAC)” na ilha e que em diversos dias o número de visitantes chegou a superar o dobro do limite diário, que é de 800 pessoas. O “recorde histórico” de 1.825 desembarques teria sido registrado no último dia 6 de janeiro.

Ela registra ainda que “apesar da tentativa do município de regular e controlar a situação” por meio da publicação de uma portaria, “até o momento não se verificou melhora” do quadro. Andreodara classifica a situação atual como bastante preocupante” e pede a adoção de “medidas urgentes de segurança e fiscalização para ordenar a visitação pública à Ilha do Campeche”.

O ofício foi protocolado alguns dias antes do início do novo sistema de controle de acesso, instituído pela prefeitura de Florianópolis. Desde sábado (11), o visitante precisa emitir uma autorização disponível no site do município, necessária para entrar na ilha.

Na sexta-feira (10), a secretária de Segurança Pública e Ordem Pública, Maryanne Mattos, e agentes da Guarda Municipal foram à Ilha do Campeche e constataram a operação de embarcações irregulares. Ela anunciou o reforço da fiscalização para que as regras sejam cumpridas durante a temporada de verão.

Especialista em direito da orla, o advogado Ernesto São Thiago classificou o ocorrido como um “preocupante episódio de desobediência às normas judiciais e ambientais que regulam o acesso ao local”.

“A Ilha do Campeche é um patrimônio único, cuja proteção exige o comprometimento de todos”, afirma Ernesto, que chama a atenção para a necessidade de respeito às normas “para para assegurar que o turismo na região seja realizado de maneira sustentável e legal”.

PESCA EM FLORIANÓPOLIS
Entidades e lideranças políticas vinculadas ao setor pesqueiro manifestaram apoio à nomeação de Claudinei José Lopes, conhecido como Nei, para o cargo de Subsecretário da Pesca e Maricultura de Florianópolis. Entendem como importante para garantir avanços e fortalecer as tradições culturais de Florianópolis.

SERENATA
A cantora Gloria Groove, que trouxe para Florianópolis a Serenata da GG na sexta-feira (10), virou personagem do artista plástico Luciano Martins. A a convite da Stage Music Park, ele foi convidado para homenagear os artistas que vão passar pela casa nesta temporada. Já retratou nomes como Ana Castela, Thiaguinho e Péricles. Foto: divulgação
HOMENAGEM
A sede da Procuradoria Geral do Estado, no centro de Florianópolis, passou a ser denominada Procurador do Estado Rogério De Luca. É uma homenagem a Rogério, que morreu no dia 8 de junho do ano passado, um pouco antes de completar 31 anos de carreira. Foto: Felipe Reis, divulgação

O post Coluna do Gadotti: alerta sobre superlotação na Ilha do Campeche e outros destaques apareceu primeiro em Upiara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.