Ministro das Cidades Promove Diálogo com Sociedade Civil em Brasília
Na tarde da última sexta-feira (21), o ministro das Cidades, Jader Filho, se reuniu com conselheiros de todo o Brasil durante a 56ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades, realizada no edifício do Ministério das Cidades, em Brasília. O encontro destacou a importância do diálogo entre o governo e a sociedade civil na formulação de políticas públicas urbanas.
Este evento, que iniciou na quarta-feira (19), teve como principal objetivo deliberar novas datas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, agora agendada para outubro, após ter sua realização originalmente marcada para agosto. O ministro aproveitou a oportunidade para atualizar os conselheiros sobre as ações do Ministério, além de escutá-los e tirar dúvidas em um clima de diálogo aberto.
“Fico muito feliz em poder estar novamente neste processo de discussão com as entidades e todos os setores para que a gente possa continuar construindo as políticas públicas do Ministério das Cidades. A orientação dada à nossa equipe é de fortalecer cada vez mais o processo dos diálogos, porque é assim que conseguimos ser mais assertivos nas decisões das políticas públicas”, afirmou Jader Filho.
A presença do ministro reforçou a relevância da Conferência Nacional das Cidades, que visa estimular a participação popular. Com a nova programação, as etapas municipais podem ser realizadas até o dia 30 de junho, e a fase estadual segue até 31 de agosto, sendo estes os últimos passos antes do encontro nacional.
“A Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá em outubro, é fundamental para fortalecer essas discussões. Queremos dar mais visibilidade ao que a sociedade pensa e deseja, através de seus representantes no Conselho das Cidades”, acrescentou o ministro.
Este encontro será precedido por etapas preparatórias nos municípios, estados e no Distrito Federal, que visam consolidar as propostas da sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas urbanas. A fase nacional abordará a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), com o intuito de promover cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e justas socialmente.
A realização da Conferência Nacional das Cidades, após mais de uma década, representa um avanço significativo para a democracia e a participação popular na política. A última edição ocorreu em novembro de 2013 e teve como pauta principal a reforma urbana.
Perguntas e respostas sobre a Conferência Nacional das Cidades:
O que é a Conferência Nacional das Cidades?
A Conferência Nacional das Cidades é um evento que reúne representantes da sociedade civil e do governo para discutir e formular propostas de políticas públicas urbanas. A última edição ocorreu em 2013 e a próxima está marcada para outubro de 2023.
Quais são os objetivos da conferência?
O principal objetivo é fortalecer o diálogo entre o governo e a sociedade civil, além de promover cidades mais inclusivas, sustentáveis, democráticas e justas socialmente, através da contribuição da população nas discussões.
Como posso participar?
Os cidadãos podem participar das etapas municipais que devem ser realizadas até 30 de junho de 2023. Para mais informações sobre como realizar uma conferência municipal, é possível acessar o site do Ministério das Cidades.
Quais são as etapas que precedem a conferência nacional?
Antes da conferência nacional, ocorrem etapas preparatórias nos níveis municipal e estadual, que servem para consolidar as propostas da sociedade civil. As etapas estaduais devem ser finalizadas até 31 de agosto.
Qual é a importância da realização dessa conferência após uma década?
A realização da Conferência Nacional das Cidades após mais de dez anos representa uma conquista significativa para a democracia, pois promove a participação popular na política e possibilita que as vozes da sociedade sejam ouvidas e consideradas na formulação de políticas urbanas.
FontePara mais notícias continue acompanhando o TecMania.