Grupo de Trabalho Interministerial Revela Proposta Inicial para Política e Plano Nacional de Cuidados em Reunião Final

Título: GTI Finaliza Trabalho e Define Propostas para Política Nacional de Cuidados
O Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo Ministério das Mulheres e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), concluiu suas atividades após a realização da 13ª e última reunião, realizada em 31 de maio. O encontro, que contou com a presença de cerca de 60 participantes, a maioria mulheres, reuniu representantes de 20 ministérios e instituições convidadas, todos comprometidos em desenvolver uma Política e um Plano Nacional de Cuidados que incluam a concepção do cuidado nas políticas públicas.
Durante o encontro, foram apresentadas e debatidas as diretrizes que compõem a primeira versão do documento, que será publicamente lançado em breve. A estrutura do plano proposto abrange quatro eixos principais que visam atender tanto as necessidades das pessoas que requerem cuidados quanto das que os oferecem, promovendo dignidade e valorização no trabalho realizado, especialmente por aquelas que atuam como empregadas domésticas e cuidadoras.
Além das diretrizes para promoção de políticas a quem necessita de cuidados, o GTI destacou a necessidade de uma divisão equitativa das responsabilidades de cuidado, abordando também a valorização das diversas formas de expressão do cuidado através da comunicação e da cultura. O quarto eixo se concentra na gestão e implementação de uma governança democrática do plano, assegurando que iniciativas sejam realizadas de forma efetiva e colaborativa.
Ao longo do processo, o GTI elaborou uma minuta de projeto de lei relacionada à Política Nacional de Cuidados (PNaC), um marco importante que foi desenvolvido a partir de um Marco Conceitual previamente aprovado. O documento apresenta 270 entregas e 116 ações, das quais 15 foram selecionadas como prioritárias. No entanto, a implementação dessas ações ainda depende de um consenso político e de definições orçamentárias, assuntos que estão em andamento dentro das discussões governamentais.
O primeiro passo para a formalização da Política Nacional de Cuidados será a entrega dos instrumentos legais ao Congresso Nacional, um processo que está sendo articulado pela coordenação do governo em conjunto com os ministérios responsáveis.
Perguntas e Respostas sobre a Política Nacional de Cuidados:

O que é o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI)?
O GTI é um grupo composto por representantes de vários ministérios e instituições com o objetivo de elaborar a Política e o Plano Nacional de Cuidados, focando nas necessidades e direitos das pessoas que necessitam de cuidados e na valorização de quem os oferece.

Quais são os eixos principais do Plano Nacional de Cuidados?
Os eixos principais são: políticas para quem precisa de cuidados, políticas para cuidadores não remunerados, promoção de um trabalho digno para cuidadores remunerados e a gestão democrática do plano.

Quantas ações estão previstas no plano?
O plano inclui 270 entregas e 116 ações, das quais 15 foram definidas como prioritárias.

Quando será lançado oficialmente o documento do GTI?
O documento será lançado em breve, mas ainda não há uma data específica anunciada.

Qual será o próximo passo após a conclusão do GTI?
O próximo passo será discutir a entrega dos instrumentos legais ao Congresso Nacional, o que envolve a definição do projeto de lei da Política Nacional de Cuidados e a busca por concordância política e apoio orçamentário para sua implementação.

FontePara mais notícias continue acompanhando o TecMania.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.